O Instituto Guimarães Rosa, ex-Centro Cultural Brasil-Angola, acolheu na última sexta-feira, 27, a cerimónia de encerramento da 4° edição do Fesc-Kianda, em Luanda.
O evento onde foram premiadas os melhores trabalhos cinematográficos de curta-metragem da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O filme “Moça”, do realizado Denis Miala foi premiado com 7 dos 15 galardões do festival.
O actor protagonista principal do filme José Inácio “Imperador” mostrou-se entusiasmado e afirmou que estava confiante que o filme levaria vários prêmios. “Vamos voltar mais” disse Imperador ao descer do palco após o segundo prêmio. E de facto, o ator e o realizador do filme, Denis Miala, voltaram a subir novamente 5 vezes ao palco, sobre os aplausos da plateia que reconhecia o mérito do filme.
MOÇA foi gravado em Luanda em 2021, e foi oficialmente lançado em 2022. A obra participou em vários festivais internacionais e nacionais aonde sempre arrancou elogios e aplausos do público que prenderam-se nesta história de uma moça que assombra a cidade de Luanda, com sede de vingança.
Disponível no YouTube, fazem parte do elenco os atores José Dange, Asfelcia Dalila Contreiras, Ladilson Manuel e Gaspar Wão.
O filme levou os prémios de Melhor filme, Melhor actor, Melhor fotografia, Melhor realizador, Melhor caraterização, Melhor edição e Melhor direcção de Arte.