Morreu escritor queniano Ngugi wa Thiong’o

0
14
Ngugi Wa Thiong´’o foi um renomado escritor africano de origem queniana. Foto: DR
- Publicidade -

O escritor queniano Ngugi Wa Thiong´’o, eterno candidato ao Prémio Nobel e lenda literária africana, morreu na madrugada de quarta-feira, 28, nos Estados Unidos, aos 87 anos, confirmou a filha.

“É com grande pesar que anunciamos o falecimento do nosso pai, Ngugi Wa Thiong’o, na manhã deste dia 28 de Maio de 2025. Ele viveu uma vida plena, lutou por um bom combate. Como foi o seu último desejo, vamos celebrar a sua vida e o seu trabalho”, disse Wanjiku Wa Ngugi numa mensagem publicada na rede social Facebook.

Ngugi Wa Thiong’o, considerado um dos principais nomes da literatura africana, tem, também, uma história de luta pela libertação do seu país. Na década de 1960, quando a colonização do continente africano estava em cheque, terminando na queda de vários Governos, lutou pela emancipação do Quénia das mãos dos britânicos ao lado de jovens intelectuais que, como ele, eram recém-saídos da universidade.

De entre as obras de referência, o destaque vai para “Não Chores Menino”, a sua primeira novela, escrita em 1962, pouco antes da independência do Quénia. Nos Estados Unidos, deu aulas na Universidade de Yale durante alguns anos e, também, na Universidade de Nova Iorque.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorCidade do Dundo acolhe 4.ª edição do Festival Ngeya em Junho
Próximo artigoFestiSumbe: Empresária Graciete Antas defende aposta séria no turismo local

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui