Angola vai receber doação de esculturas francesas do século XVIII

0
353
Escultura francesa do século XVIII será doada em Angola. Foto: DR
- Publicidade -

Um acordo relativo à doação por Angola de duas esculturas do século XVIII, que se encontram nos jardins da Embaixada no Palácio de Versalhes, foi assinado, em Paris, com a França, estando a entrega oficial das peças prevista para Fevereiro de 2022.

Rubricado quinta-feira, 2, no Salão Nobre da Embaixada da República de Angola na capital gaulesa, o protocolo estabelece que as esculturas vão sofrer trabalhos de manutenção e serão construídas duas réplicas que ficarão nos jardins da representação diplomática do país.

Na cerimónia assistida pelos embaixadores em Paris, João Bernardo de Miranda, e o francês em Luanda, Daniel Vosgien, além do director-geral do Património e da Arquitectura, Jean-François Hebert, a presidente do Castelo de Versalhes, Catherine Pegard, e diplomatas, ficou acordado que os técnicos franceses de Museologia se deslocarão à capital angolana para dar formação.

Depois de formados, os especialistas angolanos irão a Versalhes. E, segundo a representação diplomática, “esta parceria confirma mais uma vez a excelência das relações entre Angola e a França”.

Além das entidades citadas, também estiveram no acto da assinatura do acordo Claire Chastanier, da Direcção das Colecções dos Serviços Museológicos franceses, Mathhieu Berton, afecto aos Assuntos Internacionais e Multilaterais do Ministério da Cultura francês e Guillemine Babillon, responsável para a área de África.

As esculturas do século XVIII serão entregues oficialmente em Fevereiro de 2022, aquando da próxima visita à França do ministro da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorEscritora Isabel da Nóbrega morre aos 96 anos
Próximo artigoGlória da Lu encanta no “Mississipi Jazz Festival”

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui