CEO do Marimba fala sobre ética jornalística em Luanda

0
10
O jornalista e Director do Marimba Selutu foi convidado para falar sobre ética. Foto: DR
- Publicidade -


O jornalista e CEO do Marimba Selutu – Portal de Notícias Culturais é um dos prelectores do Workshop sobre Ética, Deontologia Profissional e Metodologias de Investigação Jornalística, que vai decorrer nos dias 14 e 15 do corrente mês, nas Irmãs Paulinas, em Luanda.

Organizado pela Associação Pro Bono Angola, o workshop busca fortalecer os valores éticos e metodológicos fundamentais para a prática de um jornalismo responsável. Ele aborda temas como a promoção da democracia, a transparência e o direito à informação, especialmente em tempos de desafios éticos causados pela desinformação e pela pressão por conteúdos sensacionalistas.

De acordo com informação tornadas públicas, o evento visa capacitar jornalistas, aspirantes e profissionais da área de comunicação social, ajudando-os a aplicar princípios éticos e deontológicos no exercício da profissão.

Além de Fernando Guelengue, o workshop inclui palestras interativas, estudos de caso, discussões em grupo e exercícios práticos para consolidar os aprendizados com outros especialistas como Teixeira Cândido, Maria Luísa Rogério, Paulo Sérgio e Coque Mukuta.

“Fui aprovado para abordar o tema Fundamentos da Ética Jornalística neste importante evento e vamos levar esse conhecimento técnico e científico para despertar aqueles aspectos que vão de encontro com os pilares universais da ética jornalística, mencionado igualmente os aspectos que dizem respeito ao nosso contexto”, frisou o também palestrante Fernando Guelengue.

Fundador e CEO do Marimba Selutu, Fernando Guelengue é pesquisador pela Associação Científica de Angola, Mestrando em Administração e Direcção de Empresas pela ENEB, jornalista com mais de uma década e meia dedicada ao Sector da Comunicação Social em Angola, Portugal e Brasil.

Aos 22 anos tornou-se editor do Semanário AGORA, sob liderança do renomado jornalista Aguiar dos Santos, tendo mais tarde integrado a redacção do referenciado Novo Jornal, sob liderança de Victor Silva e Gustavo Costa.

Além de ser especialista em Oratória e Apresentação Poderosa, a sua história jornalística começou na Igreja Católica do Kicolo, no Bom Pastor, e chegando a trabalhar para o jornal comunitário do Cazenga, Ecos do Henda.

Emprestou o seu forte conhecimento em edição e redacção jornalística para impulsionar o lançamento do Grandes Notícias, chegando a escrever artigos para os Jornal O País, portal brasileiro Por dentro de África, e tem analisado temas de âmbito nacional e internacional em variadíssimos órgãos de comunicação social.

O seu percurso profissional como jornalista deu-lhe o prestígio de ser um dos 69 jornalistas seleccionados no livro “Jornalistas Histórias de Vida”, de Folino Sicato, Kinna Santos e Vânia Varela e a publicação do seu primeiro livro, no Brasil valeu-lhe a sua selecção no livro “Autores e Escritores de Angola 1642-2015”, do escritor angolano Tomás Lima Coelho.

Na qualidade de CEO do Marimba Selutu – Portal de Notícias Culturais que dirige, foi um dos mais intensos delegados Assembleia Ordinária dos Jornalistas Angolanos que aprovou o Código de Ética dos Jornalistas Angolanos e elegeu a Comissão da Carteira e Ética.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorA Política do Cabelo Negro – Sousa Jamba
Próximo artigo“Adão Filipe é um um símbolo de coragem e compromisso com a arte”, refere jornalista Jonas Albino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui