A edição do Top dos Mais Queridos 2022 vai homenagear os 100 anos do escritor e antigo presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, cuja gala acontece no dia 7 de Outubro próximo, em formato especial, num espectáculo que vai reunir um conjunto de modalidades artísticas, como a música, dança, teatro e a poesia.
O concurso, que celebra 40 anos desde a sua criação, pela Rádio Nacional de Angola (RNA), não vai ter, nesta edição, concorrentes e nem votos do público.
O director artístico do Top, José Ndalo, afirmou que o espectáculo foi pensado para reviver a obra de Agostinho Neto, “cujos textos inspiram, até hoje, composições e canções, de artistas cantores angolanos e estrangeiros”.
A intenção, destacou o responsável na imprensa pública, é permitir que o legado de Agostinho Neto continue a ser transmitido às novas gerações de intérpretes, pesquisadores, estudantes e académicos. A comissão organizativa, referiu, perspectiva a realização de um espectáculo à dimensão da obra de Agostinho Neto, num concurso que este ano é dividido em três partes.
A realização do Top, explicou, constitui um dos grandes desafios desta edição para o Presidente do Conselho de Administração da RNA, Pedro Cabral, por se juntar às comemorações do centenário de Agostinho Neto, a assinalar-se a 17 de Setembro deste ano.
A organização do Top está a criar todas as condições para a realização, com sucesso, de uma festa à dimensão da figura do homenageado.
O Top dos Mais Queridos é uma iniciativa cultural da RNA, criada para distinguir os cantores, individuais ou bandas, mais ouvidos do canal, pelo voto do público. O vencedor da última edição, realizada em 2021, foi o grupo Os Picantes, do Huambo, com a música “Crise no Lar”. Pela vitória, o grupo recebeu o prémio de três milhões de kwanzas.