Embaixadores mundiais dos direitos de autor reúnem-se em Cabo Verde

0
30
Sociedade Cabo-verdiana de Música. Foto: DR

O Conselho Internacional de Criadores de Música (CIAM) e o Comité Executivo da Confederação Africana das Sociedades de Autores e Compositores (CECAF) estarão reunidos de 24 a 31 do corrente mês, em Cabo Verde, levando àquele país “embaixadores mundiais” dos direitos de autor.

A informação foi avançada à imprensa pela Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), instituição anfitriã deste evento inédito no continente africano, assegurando que contarão com figuras de renome no campo da música e dos direitos autorais, como o presidente da CIAM, Eddie Schwartz, o presidente honorário, Lorenzo Ferrero e o compositor camaronês Sam Mbende.

Eddie Schwartz é uma figura reconhecida por escrever clássicos como “Hit Me With Your Best Shot”, gravado por Pat Benatar, “Don’t Shed A Tear”, de Paul Carrack, e “The Doctor”, dos Doobie Brothers.

Conta com cerca de 200 canções gravadas e interpretadas por artistas como Joe Cocker, Carly Simon, Robert Palmer, América, Jeffrey Osborne, Donna Summer, Rita Coolidge, Martina McBride, Rascal Flatts e Mountain, entre outros.

Como produtor musical, teve sucesso com inúmeros projectos, incluindo o álbum “Cycles” dos Doobie Brothers, “Groove Approved” de Paul Carrack, “Fire Me Back” de Rita Coolidge e suas próprias gravações como artista. As suas vendas físicas mundiais estão actualmente acima de 65 milhões de unidades. Com raízes nos Estados Unidos e no Canadá, Eddie ganhou vários prémios da indústria da música, JUNO, BMI e SOCAN, e o prémio Harold Moon da PROCAN.

Já o presidente honorário do CIAM, Lorenzo Ferrero, nasceu em Turim, na Itália, em 1951, estudou música e filosofia, e é um compositor de óperas, sinfónicas e música de câmara e tem sido destaque no “New Grove Dictionary of Opera” como “o mais bem sucedido compositor de ópera de sua geração na Itália”.

Os seus títulos mais tocados são “Marilyn”, “Salvatore Giuliano”, “Charlotte Corday” e a ópera infantil, “Filha do Feiticeiro”. Membro do Comité Executivo do CIAM desde 2009, foi eleito presidente em 2011, 2013 e 2015 e nomeado presidente honorário em 2017.

Enquanto isto, o compositor camaronês Sam Mbende, influenciado por seu tio Richard Epee Mbende, apelidado de “Golden Sword”, como um dos criadores pioneiros de makossa, mudou-se para Bruxelas (Bélgica) em 1981 e depois frequentou as aulas na Berkley School, nos Estados Unidos, especializando-se no arranjo de harmonias musicais.

De volta à Bélgica, formou-se em direito, em filosofia e depois em especializou-se em direitos autorais e publicação de música, tendo logo depois exercer o cargo de director de duas sociedades de música audiovisual e cinematográfica em Bruxelas e do Grão-Ducado de Luxemburgo.

Também seguiu sua carreira musical treinando de 1983 a 1987 com Guy Nsanguè e Etienne Mbappè, o grupo Sky Doves que lançou três álbuns.

Iniciou a sua carreira solo com o lançamento em 1986 do álbum Nobra, seguido um ano depois por Mota Jango (bad hunter) e teve múltiplas apresentações com Mercy Capela em 1988 e Alexia Waku em 1990, tendo conquistado o premio RFI por “Deep in my soul”. Dois anos depois, ele lançou a conhecida Mona Lisa, com Tatiana, que alcançou sucesso na Europa.

De entre outras funções, Sam Mbende desempenhou o cargo do diretor de arte e produtor executivo da música “Etam”, do grupo Macase. Em 1999, ele lançou o álbum “Oh Mama”, contendo o hit “Rosita”.

De acordo com a fonte, as ilhas de Santiago e São Vicente receberão os eventos, que, simultaneamente vão privilegiar a formação dos músicos e autores cabo-verdianos na área de direitos autorais, além de permitir o estreitamento das relações com alguns dos embaixadores dos direitos de autor no mundo, que se farão presentes no encontro “nobre e único”.

Deixe o seu comentário
Artigo anterior“Discurso de Neto dá pistas para a construção de um País aberto ao mundo”, Raimundo Salvador
Próximo artigoMorreu Oliver Mtukudzi, a lenda da música do Zimbabwe

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui