Três escritores concorrem à liderança da União dos Escritores Angolanos

0
10
Bendinho Freitas é escritor e eleito presidente da Comissão Eleitoral da UEA. Foto: Cedida.
- Publicidade -


Os escritores Lopito Feijó, Marta Santos e Kanguimbu Ananaz concorrem ao cargo de Secretário-Geral da União dos Escritores Angolanos (UEA) para o triénio 2025–2027. A informação foi avançada pela Comissão Eleitoral.

Falando em exclusivo ao Marimba Selutu – Portal de Notícias Culturais, o presidente da Comissão Eleitoral, Bendinho Freitas, afirmou que todas as condições estão criadas para que os candidatos realizem as suas campanhas a nível nacional.

“A Assembleia-geral da UEA, realizada no dia 22 de Março de 2025, incumbiu-nos de presidir o processo. O calendário eleitoral contempla várias etapas. A primeira decorreu de 25 de Março a 15 de Abril do corrente ano e destinou-se à apresentação das candidaturas. Seguiu-se a fase da campanha eleitoral, que começou a 16 do corrente e encerrará no dia 8 de Maio próximo. É nesta fase que nos encontramos”, explicou o responsável, acrescentando que o dia 9 de Maio será reservado à reflexão, momento em que os membros efectivos da UEA irão avaliar em quem votar para Secretário-geral.

Entre os requisitos que tornaram elegíveis os três candidatos, constam a apresentação de uma carta de manifestação de interesse, com os detalhes da sua biografia, acompanhada por 12 subscritores – membros efectivos no pleno gozo dos seus direitos – e um mínimo de 10 anos de filiação.

Bendinho Freitas acrescentou ainda que o escritor Jacinto de Lemos foi um dos primeiros membros a manifestar interesse em concorrer ao mais alto cargo da UEA, mas encontrou dificuldades em reunir os 12 subscritores exigidos.

“Usamos o critério da ordem de chegada. Na Lista A, encabeçada por Lopito Feijó, o candidato a presidente da Mesa da Assembleia-geral é o escritor Virgílio Coelho, também conhecido como Mateus Valódia. Na Lista B, de Marta Santos, o candidato à presidente da Mesa é o escritor Fragata de Morais. Já a Lista C, de Kanguimbu Ananaz, apresenta como presidente da Mesa António Pompinho”, descreveu.

Questionado sobre a possibilidade de um debate entre os candidatos para a apresentação dos seus programas de acção, o também escritor Bendinho Freitas esclareceu que a Comissão Eleitoral não tem competência para promover tal evento, sendo essa uma responsabilidade das instituições de imprensa ou de organizações afins.

Para exercer o direito de voto neste processo eleitoral, é necessário ser membro efectivo da União dos Escritores Angolanos em pleno gozo dos seus direitos com residência em Angola no exterior do País.

“Não temos nenhum membro suspenso. Todos irão votar, inclusive os que estão no exterior, mediante o envio do voto por correio físico, acompanhado de uma procuração a um dos membros residentes em Angola. Cada membro pode receber no máximo duas procurações de colegas na diáspora”, sustentou Bendinho Freitas, declarando que a UEA conta actualmente com cerca de 124 membros efectivos.

Bendinho Freitas garantiu ainda que o processo eleitoral será livre, justo e transparente, tanto para o público em geral quanto para todos os membros da UEA, uma das associações mais antigas do país fundada após a proclamação da Independência Nacional.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorMorreu o Papa Francisco, líder da Igreja Católica há 12 anos

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui