Dezenas de pessoas estiveram testemunharam no último Sábado, 28, o concerto muscial do artista e compositor angolano Totó ST, no Palácio de Ferro, em Luanda. O concerto contou com a participação do premiado guitarrista angolano Mário Gomes.
Pedro da Cunha*
Numa viagem aos seus diferentes trabalhos discográficos e com transmissão do Marimba Selutu, o artista fez uma viagem do primeiro aos seus mais recentes alguns, autografados em Outubro de 2022, em Luanda.
Foi um momento único e inesquecível para os presentes que não esconderam as suas emoções durante a actuação do artista e desabafaram aos microfones do Marimba Selutu.
“Sou um grande admirador do Totó ST, pois para além de ser um grande músico, é também um contador de histórias da nossa realidade. É uma pena que muitos ainda não o veêm como esta estrela da música que é”, afirmou o psicólogo e docente universitário Alcides Chivango.
Quem também ficou surpreendido com o trabalho artístico e capacidade de mobilização do talento do artista foi o seu gestor em Angola, Rui Last Men.
“Não esperava ver esse número de público aqui no concerto. Organizamos uma actividade para um número reduzido de pessoas, mas o público foi aumentando e estamos a observar a casa muito cheia”, revelou o artista e promotor musical.
Entre os destaques no concerto estiveram o músico Gari Sinedima, o escritor e académico Mário Xicato, o técnico de som Waldemar Vilela e outros fás, músicos, compositores, produtores, actores, palestrantes, empresários.
Serpião Tomás, de nome artístico de Totó ST, já editou cinco trabalhos discográficos nomeadamente: “Vida das Coisas”, “Batata Quente”, “Filho da Luz”, “Ava Tar” e “Flavour of Time” e conta no seu percurso artístico, com participação em diversos festivais, designadamente “Luanda Internacional Jazz Festival, em 2009 e 2012. Em 2016, foi vencedor da categoria de “Melhor Afro Jazz do Ano”, no Angola Music Awards.