BNA lança a primeira edição da “Luanda Art Week” no Museu da Moeda

0
6
- Publicidade -

Com o objectivo principal de dinamizar o panorama artístico nacional, proporcionando uma plataforma de visibilidade para artistas angolanos, promovendo o intercâmbio cultural para promoção e valorização da criação artística angolana, o Banco Nacional de Angola (BNA) em parceria com a produtora Maia Tanner realizam entre os dias 5 a 14 de Dezembro do corrente ano, a primeira edição da “Luanda Art Week” / “Luanda Semana de Arte”, no Museu da Moeda, em Luanda.

A iniciativa, que arranca nesta sexta-feira, 5 de Dezembro, às 14h00, reunirá cerca de 30 artistas plásticos, cineastas, curadores, investigadores e pensadores angolanos, proporcionando uma plataforma de diálogo, exposição e reflexão sobre as artes nacionais, estando o acesso ao público visitante garantido de forma gratuita.

De acordo com a nota de imprensa enviada à redacção do Marimba Selutu, o destaque central da programação é uma grande exposição colectiva composta por 50 obras, que incluem pintura, escultura, instalação, performance e vídeo.

Sob o tema “Inventar o Amanhã, com as Memórias de Ontem”, a mostra propõe uma viagem pelas múltiplas linguagens que compõem o universo artístico angolano, evocando passado, presente e futuro, numa altura em que o país celebra 50 anos de Independência.

A agenda inclui ainda dois fins-de-semana de cinema angolano, com exibição de curtas e longas-metragens seleccionadas por Jorge Cohen e Dreça Lema, acompanhadas de conversas com realizadores e especialistas. Paralelamente, serão realizadas palestras e mesas-redondas dedicadas à identidade cultural, memória colectiva e desafios das indústrias criativas, fortalecendo o debate sobre o papel das artes no desenvolvimento nacional.

De acordo com o Museu da Moeda, esta edição representa um marco especial. “Num ano que marca 50 anos da nossa independência, reafirmamos o compromisso com a promoção das artes e da memória colectiva. A arte é canal de identidade, diálogo e reconstrução – e nós, enquanto instituição, investimos para que estas vozes se tornem visíveis e duradouras”, refere a nota, acrescentando que “a arte conta-nos quem somos e aponta-nos quem podemos vir a ser”.

Já o produtor Maia Tanner reforça que o projecto visa valorizar a criação angolana e investir na nossa memória e no nosso futuro. “A Luanda Art Week estará aberta ao público gratuitamente”, reforçou.

Com esta iniciativa, o Banco Nacional de Angola reafirma o seu compromisso com o incentivo à cultura, contribuindo para o fortalecimento dos artistas, das indústrias criativas e de um ecossistema cultural sustentável em Angola.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorAfricell lança documentário “Lobito-Bound” em celebração aos 50 anos da Independência

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui