Angola terá Portal da Transparência Pública

1
33
Auditório das Irmãs Paulinas de Luanda. Foto: Cedida
- Publicidade -

Associação para o Bem de Angola – PRO BONO ANGOLA vai lançar na próxima quarta-feira, 30, no auditório das Irmãs Paulina, em Luanda, o Portal da Transparência Pública. O foco será a colecta, interpretação e divulgação de informações relevantes sobre a gestão pública em Angola.

A iniciativa, criada sob o lema “Transparência Pública, o Desafio do Novo Paradigma na Gestão Pública Angolana”, visa promover e incentivar o debate público em torno da gestão pública para a melhoria da qualidade da governação, aproximando os governantes dos governados para gerar uma robustez ao processo democrático angolano.

De acordo com a nota de imprensa chegada à redacção do Marimba Selutu, esta organização pretende colocar à disposição dos cidadãos um site de acesso livre e independente, no qual o internauta pode encontrar informações públicas, fiáveis e correctas sobre as despesas públicas e a transparência inerente às referidas despesas, numa única plataforma online. 

“O Portal da Transparência Pública serve igualmente de repositório e referência de consulta para os pesquisadores e investigadores interessados em compreender a dinâmica da utilização dos recursos financeiros em Angola e, como esta, tem alimentado a corrupção que ainda persiste no País, não obstante os propalados esforços que o Titular do Poder Executivo refere estar a fazer, com vista a combatê-la”, referiu o responsável da PRO BONO ANGOLA, Bartolomeu Milton, adiantando que o mesmo propicia o exercício da cidadania e o escrutínio aos poderes públicos.

O Portal da Transparência Pública disponibiliza igualmente à sociedade em geral, um mecanismo alternativo de acesso a informações relacionadas com os gastos dos recursos financeiros do país, sendo um instrumento de incentivo à prática da cultura de prestação de contas e gestão parcimoniosa dos recursos financeiros públicos.

O evento será transmitido ao vivo na Emissora Católica de Angola (97.5 FM) e nas distintas plataformas digitais da organização, nomeadamente, o Facebook e Youtube.

TRANSPARÊNCIA

A Transparência na Administração Pública é um conjunto de metodologias que obrigam todas as entidades públicas a prestarem contas à população, utilizando a Internet como meio principal, divulgando as acções do Executivo em relação ao planeamento e uso do dinheiro público, bem como das atitudes políticas dos gestores do país.

Esta acção precisa acontecer, seja por razões legais, éticas, morais ou políticas, garantindo que todos os actos públicos sejam conhecidos, verificados e auditados pela população. Esta acção é fundamental para todo membro do Estado, seja a nível municipal, provincial ou nacional.

O controlo da gestão pública possibilita ainda a fiscalização da sociedade, além de estender a participação popular na tomada de decisões. Além do aspecto ético e legal sobre compartilhar dados públicos com a sociedade, administrar o poder público de forma transparente se mostra igualmente uma atitude estratégica para um país democrático.

Fundada em 2016, a Associação para o Bem de Angola é não-governamental e sem fins lucrativos,  tendo a missão de contribuir para a mudança da mentalidade dos cidadãos e defender/ promover os legítimos interesses da sociedade Angolana nos domínios dos direitos humanos, da ética, da transparência e responsabilidade na gestão pública (…), da educação para a cidadania, da cultura e promoção da paz e os seus desígnios; e, do apoio assistencial aos grupos sociais vulneráveis, promovendo o desenvolvimento de Angola, a sã convivência e o bem-estar social das populações.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorO Nagrelha é chorado porque é o nosso ‘morto’” – Tchenguita Tchihuaku
Próximo artigoFernando Guelengue palestra sobre jornalismo comunitário em Viana

1 COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui