- Publicidade -

Formado em Canto, no Segundo Grau de Harmonização, na Namíbia, M Lokua é um cantor de 23 anos de idade, residente na Vila de Cacuaco, em Luanda. O jovem considera-se um músico completo, pois compõe, toca guitarra, canta, faz arranjos em harmonização e dá aulas de canto e violão para as comunidades de Cacuaco.

Apesar de ter algumas participações de amigos em seus trabalhos como o seu director artístico, Yasaph Colosse, M Lokua está a fazer carreira a solo e conta com duas músicas gravadas –  “Angola” e “Cuide-se”, encontrando-se em estúdio a gravar a terceira, intitulada “Mama”.

Segundo o artista, pretende gravar um CD, embora esteja com um projecto musical, em que às suas músicas abordam o amor ao próximo e a coesão social do País, incentivando a juventude a perspectivar uma Angola melhor por meio da Arte.

Um dos seus desejos no mundo da arte é o de gravar, cantar ou tocar em palco de nível mundial com músicos como Lokua Kanza, Selda e Gabriel Tchiema, artistas que julga terem “repertórios super brilhantes”.

INFO
Filme: “Mobutu, Rei do Zaíre”
Personalidade:
 Lokua Kanza

Lugar: Kinshasa (República Democrática do Congo – RDC)

Quando M Lokua está fora do Palco

Filme: “Mobutu, Rei do Zaíre”, Christine Pireaux, Serge Lalou, Martine Barbé, 1999.

Legenda: Documentário – Mobutu_ Rei do Zaíre.

“Nesse filme aprendi como o Zaíre era poderoso através da inteligência do seu Presidente Mobutu, o qual foi considerado como um Rei do antigo Zaíre. Mas, ele [Presidente Mobutu] não conseguiu controlar este poder por causa da sua ambição e orgulho”.

Personalidade: Lokwa Kanza

“No mundo, admiro bastante o músico congolês Lokwa Kanza, que é um grande exemplo no mundo artístico para mim e muitos jovens africanos. Ele [Lokwa Kanza] é um grande batalhador, alguém que pela sua humildade, aprende até com coisas mais pequenas. Sabendo que é uma figura internacional, provou-nos que a humildade leva alguém muito longe, atingindo seus objectivos! Lokwa Kanza certamente é um grande ídolo, uma magia e o meu grande sonho!”

Lugar: Kinshasa 

“A cidade que gostaria de viver é Kinshasa, porque amo a cultura daquela cidade. É uma cidade fenomenal cá, em África… cidade de arte! Queria tanto viajar para lá, porquanto admiro todos os meus amigos congoleses que estão em Angola. Por exemplo, admiro como eles conseguem harmonizar as suas músicas, sabendo que alguns deles não frequentaram escola de música. Por mim, ficaria um bom tempo lá, para conviver e compreender com os seus artistas!”

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorGilberto Melo – “Bíblia Sagrada”, Michael Jackson e Lubango
Próximo artigo“Preocupamo-nos sempre com a responsabilidade social”, Olga Albuquerque

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui