“Semba tem condições para Património Imaterial da Humanidade”, Carolina Cerqueira

0
228
- Publicidade -

Depois de alertas de especialistas ligados à Cultura musical do país, o Ministério da Cultura, através da sua titular, entendeu submeter o estilo musical Semba à Património.

A informação foi avançada pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, em anúncio nesta quinta-feira, 13, no final da segunda reunião da Comissão Nacional Multisectorial, em Luanda.

“O nosso Semba tem condições para ser Património Imaterial da Humanidade. A intenção é a salvaguarda do Património Cultural Mundial, que o País pretende candidatar o Semba como património imaterial da humanidade”, frisou a responsável, sustentando haver uma série de procedimentos legais que devem ser cumpridos, como é o caso do relatório de fundamentação que a ser elaborado por peritos, com a participação da sociedade civil e de instituições como a Academia de Letras.

Por sua vez, o jornalista e apresentador do programa Conversas à Sombra da Mulemba, Raimundo Salvador, teceu duras críticas ao discurso da ministra e ao trabalho da locução off da Tv Zimbo. “De acordo com a peça da Tv Zimbo, o samba brasileiro é uma derivação do Semba de Angola. Isto é, em absoluto, um erro. O Semba é uma construção que emergiu no final dos anos 40. O samba brasileiro é anterior. O Semba e o samba têm, isto sim, raízes comuns, no Kaduque e na Massemba”, sustentou.

Deixe o seu comentário
Artigo anterior“Kizomba e o Zouk são gémeos falsos”, Mucano Charles
Próximo artigo“Se eu fosse só cantor, não chegaria a lugar nenhum”, revela Wesley Safadão

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui