O veículo de Notícias Culturais “Marimba Selutu” conta, a partir da próxima quarta-feira, 22, com um novo colunista, o académico e escritor angolano Crisóstomo Ñgala.
Em entrevista exclusiva ao nosso órgão de informação cultural, o pesquisador angolano radicado no brasil disse que a sua motivação prende-se com a vontade de querer aprender mais com importantes académicos que vivem a Cultura através das diversas experiências estéticas e refletir as questões peculiares de nosso dia-a-dia, para elevá-las a categorias científicas.
“Sinto que é um importante desafio que tenho pela frente, já que terei de estar mais informado a respeito do dia-a-dia em Angola. Também fico feliz por haver a possibilidade de retribuir ao meu povo tudo quanto venho merecendo”, frisou Crisóstomo Ñgala, acrescentando que essa oportunidade lhe vai permitir além da valorização, divulgar, popularizar, vulgarizar e até comunicar Cultura, significando valorizar.
O também Mestre em Educação e autor do livro “Consciência Jurídica dos Direitos Humano”, referiu que é importante levar ao entendimento do maior número possível de pessoas que o batuque para nós não é unicamente um instrumento musical de percussão.
“O batuque é uma entidade, é um ente que não merece ser tocado de qualquer forma. Ou seja, merecer estar nesse espaço [Marimba Selutu] é estar em diálogo com nossa Cultura e traduzir (vulgarizar) de forma muito bem sistematizada, ao maior número de pessoas”, sustentou, agradecendo pela oportunidade.
Crisóstomo Ñgala é um cronista e autor angolano, formado em Filosofia pela Universidade Católica de Angola (UCAN), pesquisador científico do Centro de Direitos Humanos e Cidadania da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola (FDUCAN) e Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)