Durante este mês de Abril, várias actividades estão a decorrer noutros países africanos e o nosso país coordena as acções da África Central.
De acordo com o porta-voz da Bienal de Luanda, Neto Júnior, Angola é a sede das activdades da África Central da celebração mundial da 13ª edição do Dia Internacional do Jazz, comemorado desde 2011.
Durante a conferência de imprensa ocorrida nesta sexta-feira, no Centro de Imprensa da Presidência da República, em Luanda, Neto Júnior avançou que a terceira edição do Festival do Dia Internacional do Jazz assume um carácter regional, sendo que a UNESCO coordena as actividades que estão a ser desenvolvidas durante o mês de Abril noutros países de África, nomeadamente a República Democrática do Congo, Gambia, Camarões e São Tomé e Príncipe.
Para o festival em Luanda, a ser realizado nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, participam mais de 30 músicos estrangeiros, oriundos de países como Estados Unidos da América, Brasil, Itália, Portugal, Israel, França, Rússia, Turquia Gambia, Moçambique e Guni-Bissau.
O Dia Internacional do Jazz é uma comemoração internacional que foi declarada pela Organização das Nações Unidas em 2011 com o objectivo de lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história, destacando o estilo e o seu papel diplomático de unir as pessoas em todos os cantos do mundo.
A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock.