Colaborador do Marimba Selutu receberá medalha Mérito Manguxi

0
38
Carlos Cavalheiro é escritor, historiador e colunista regular do Marimba Selutu. Foto: Cedida
- Publicidade -


O escritor, pesquisador e colunista brasileiro Carlos Carvalho Cavalheiro e a pesquisadora Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro serão homenageados na próxima sexta-feira, 26 do corrente mês, pela Ordem Comendador Belmonte (OCB) em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

De acordo com a nota de imprensa enviada pela organização, o objectivo deste evento que vai decorrer a partir das 14 horas nas dependências do Consulado de Angola, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, visa enaltecer as acções louváveis de várias personalidades.

Entre os homenageados para a medalha de Mérito Bravura estão o subcomandante Marcos António Melo de Oliveira da GAEFRJ, responsável pelo Sector Fantasma; o superintendente da GAEFRJ e Perito Forense Alexandre Andrade de Lima; a superintendente da GAEFRJ Tânia Santos do Jardim Teteo; o superintendente Geral da GAEFRJ Júlio César do Nascimento Santos; o superintendente da GAEFRJ GA Pinnola; Paulo Cesar Ramos da Silva; Wantuil da Costa; Paulo Cézar dos Santos Sobreira e o Bispo Eclesiástico Daniel Gonçalves Higino.

A medalha Mulher de Valor foi indicada a Pastora Eclesiástica Marcela Lima da Cruz Higino.

A iniciativa da Medalha de Mérito Manguxi foi criada pela OCB para homenagear António Agostinho Neto, médico, escritor e político angolano, que foi o primeiro Presidente de Angola após a independência de Portugal, governando de 11 de novembro de 1975 a 10 de setembro de 1979. Durante sua gestão, Agostinho Neto foi chamado de “Manguxi”, termo da língua kimbundu que significa “Agostinho” em português.

A OCB é uma organização de honrarias ao mérito, criada para cadastrar, credenciar e valorizar as personalidades que possuem o status honorário de Comendador(a), além de homenagear pessoas que tenham praticado algum feito excepcional ou benefício à sociedade brasileira. A Ordem também outorga quem deseja se tornar Comendador(a).

Actualmente, o título de Comendador é utilizado como um distintivo de honra, oferecido por autoridades a pessoas que se destacam por contribuir para o engrandecimento da sociedade, seja por meio de trabalhos ou influências sociais, económicas e políticas. A função de um Comendador é liderar ou representar um grupo ou segmento.

A Ordem Comendador Belmonte foi criada e é dirigida pelo Comendador Márcio Belmonte, que possui diversos títulos acadêmicos e honoríficos, como Doutor Honoris Causa em Educação pela FABIC-TO (2021) e PhD em Teologia pela FITG-MG (2015).

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorLivro do CEO do Marimba Selutu sobre exploração de crianças vence prémio em Luanda
Próximo artigoDiálogo Forense aborda impacto das custas judiciais em Angola

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui