Intitulado “Pobreza: O Epicentro da Exploração da Criança em Angola – Entre a Escravização e a Polémica”, do escritor e jornalista angolano Fernando Guelengue foi distinguido em Julho último, com o prémio Literatura do Ano, na Gala Jovens de Mérito, no município de Cacuaco, em Luanda. Em 2023, o jornalista recebeu a Menção Honrosa em prol do trabalho pelo jornalismo naquela municipalidade.
Editado e lançado durante a 23ª Bienal do Livro na cidade de São Paulo, Brasil, em 2014, o livro contém seis capítulos em que o primeiro narra a situação real da criança em Angola, os seus direitos fundamentais, a exploração e/ou violência de menores, esclarecendo igualmente as causas e consequências.
O segundo capítulo é onde se relata o tema central, – a Pobreza – como epicentro da exploração de crianças no país, tendo como realce algumas investigações relacionadas aos estudos nacionais e internacionais.
Nos capítulos seguintes, o livro procura aprofundar mais as razões da mortalidade infantil, as questões das drogas e o seu enquadramento legislativo, formas e estratégias de denunciar as violações de menores e casos mais noticiados de violações de época.
De acordo com as declarações do jornalista à imprensa, a pesquisa que se transformou em livro é resultado de três anos de busca que inicialmente chegou a ser publicada no Semanário Agora, do eterno Aguiar dos Santos, em 2010.
“Uma das questões que apresento entre as pistas para resolução do problema de todos os tipos de exploração contra menores em Angola é a urgente inclusão das famílias angolanas que vivem abaixo da linha da pobreza”, referiu o pesquisador.
Fernando Guelengue fez saber ainda que, pela escassez de pesquisas sobre o assunto em Angola, o número de solicitações do seu livro para produção de monografias e outros estudos tem estado aumentar cada vez mais, expressando gratidão a aqueles, e não só, que votaram para a nomeação da sua obra nesta Gala Jovem de Mérito.
Parabéns, nobre amigo Fernando Guelengue pela coragem e pela sensibilidade em tratar de um tema tão importante e complexo. Você é merecedor de todo reconhecimento. Foi em 2014 que nos conhecemos no Brasil, se não me engano. Abraços.