Conheça o perfil de Sahib Pashazade

0
116
- Publicidade -


Sahib Pashazade é o maestro azerbaijano convidado pela Fundação Arte e Cultura para actuar com músicos angolanos neste Sábado, 23, no Wyza Anfiteatro, na Ilha de Luanda.

Nascido aos 24 de Outubro de 1980, em Baku, é conhecido internacionalmente como pelo Tar (guitarra típica do Azerbaijão), vencedor dos prémios presidenciais do seu país, nos anos de 2011 e 2018, laureado com medalha do progresso (2020) e vencedor de muitas competições internacionais.

Em 2008, foi apelidado de “Paganini do Tar” no Festival Internacional de Música de Niagara, uma cidade do Canadá, e recebeu o título honorífico de “The Mirza” em 2015. Depois de 11 anos de trabalhos foi agraciado com a medalha da cidade de Carrieres-Sous-Poissy (França), um ano antes, em Varsóvia, chegou a vencer o prémio “100 anos de Independência das Repúblicas da Polónia e Azerbaijão.

Pashazade é um dos artistas de Mugham mais famoso, realizou vários concertos nas principais salas de música do mundo.

O virtuoso do Tar tornou-se o primeiro músico instrumental a receber o grande prémio, em 2017, na história do famoso festival “Sharq Taronaliri” em Samarcanda, Uzbequistão e o primeiro tocador de Tar, com a Orquestra Sinfónica Svetlanou da Rússia, gravada e transmitida pelo Mezzo.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorLançada agenda da Bienal de Luanda
Próximo artigoFilantropa congolensa Ketsia Olangi realiza acções sociais em Angola

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui