A inauguração da “Feira Multidisciplinar”, em homenagem ao 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional, marcou a abertura do Palácio de Ferro ao público. Entre as várias actividades da agenda cultural para o corrente ano, constam disciplinas artísticas como a música, dança, teatro, artes integradas e visuais.
Durante a conferência de imprensa de balanço do ano 2023 e agenda cultural de 2024, o director do Palácio de Ferro, João Vigário fez saber que a instituição que dirige vai realizar ainda este mês, além da feira, mais sete eventos artísticos e culturais.
No domingo, às 16h00, acontecerá o concerto “Gospel no PF”, com Raúl Pedro, enquanto no dia 18, às 9h00, o espaço cultural acomoda os cinéfilos para o “Cine PF”, no qual serão exibidos os filmes “A última sobrevivente” e “O outro lado de mim”.
A “Celebração do Tratado de Eliseu”, onde estarão presentes representantes da Embaixada da Alemanha e da França em Angola irá decorrer nos dias 19 e 20 deste mês e no dia 21, às 16h00, será exibida uma peça de teatro pelo grupo Yesu Wia.
Do programa da instituição cultural para este mês reserva ainda um espaço para a gala de premiação “Miss Ingombota”, que acontece de 24 a 26, e encerra no dia 28, às 16h00, com um concerto do grupo Tom de Paz e o lançamento do disco “Avó Ngola”, do grupo tradicional Ana a Itwngu.
João Vigário disse que o espaço cultural vai realizar este ano um total 13 festivais, nomeadamente o “Festival de Hip-Hop”, em Fevereiro, “Música Feminina”, em Março, “Festival Nacional e Semana do Livro”, em Abril, “Festival Balumuca e Semana da África Multidisciplinar”, em Maio, enquanto o “Festival Ntwala Oh Yeam”, acontece em Junho, mês em que também será realizada a “Jornada Mirin”.
No mês de Julho, o espaço albergará o “Festival de Poesias e Letras”, no mês de Agosto, o “Festival Infantil Multidisciplinar”, ao passo que em Setembro, os “Festivais Internacionais de Jazz” e “Ngola Symphony”, encerrando em Novembro com o “Festival Tchole”.
“Este ano também teremos um total de seis feiras, começando com a Multidisciplinar, que acontece de 5 a 8 de deste mês”, disse João Vigário citado pelo Jornal de Angola.
O responsável alertou a população angolana a aderir às actividades realizadas pelo Palácio de Ferro, por terem sido feitas com muita dedicação pelos responsáveis do espaço e por preservarem a cultura nacional.
O director disse que está aberto a novas propostas e que das actividades já agendadas podem ser acrescentadas outras.