O trabalho artístico deste artista que se encontra a ocupar o cargo de director provincial da Cultura da Luanda Sul é baseado em música ao vivo com a banda que sempre o acompanhou.
Gabriel Tchiema defendeu nesta terça-feira, 30, na cidade de Saurimo, Lunda Sul, a necessidade de cantores angolanos ganharem o hábito de actuar com banda, por garantir melhor qualidade do espectáculo.
O artista fez saber também, em declarações à Angop, que nos shows com bandas os cantores têm a oportunidade de apresentar as suas criatividades e oferecer ao público melhor qualidade acústica, o que não acontece nas actuações em “playback”.
“Quem sabe faz ao vivo. Peço aos músicos que têm dificuldades em actuar com banda a fazerem curso de canto para aprimorarem o seu timbre vocal e posteriormente criarem um agrupamento”, sugeriu o artista, aconselhando aos músicos a se adaptarem à dinâmica da evolução do mundo das artes, com realce para a música, visto que o público está cada vez exigente, crítico e lúcido.
Para o também director provincial da Cultura da Lunda Sul, a música deve ser exercida com profissionalismo e não como actividade de mera diversão.
Tchiema nasceu em 1966 no município do Dala, província da Lunda Sul, vencendo, entre outros troféus, o Prémio Nacional de Cultura e Artes/2014.
O artista conta com três obras discográficas no mercado, nomeadamente, “Yena ni Yami” (1998), “Azulula” (2008) e Mungole (2013).