Um grupo de 14 crianças e jovens, a cantora gospel Glória da Lu e o kudurista Evandro Raimundo fazem parte de uma comitiva de artistas angolanos que participaram da Gala da Fundação Menomadin, realizada no dia 13, no Museu de Arte de TelAviv, em Israel.
A presença destes artistas angolanos enquadra-se no âmbito do projecto “Ponte Cultural” entre Israel e África, da Fundação Arte e Cultura, que através da inclusão e educação artística, tem incentivado talentos e difundir a cultura continental além fronteiras.
Um dos momentos mais alto, segundo a programação do evento, foi marcado pela actuação do cantor israelita Avraham Tal e a angolana gospel Glória da Lu, que para além do dueto da música “Kol Galgal”, traduzida em português e kimbundu, animaram o público com o sucesso “One Love”, de Bob Marley.
Há três anos que estas crianças e jovens angolanos têm aprendido dança e música na Fundação Arte e Cultura, em Luanda.
“Elas subiram ao palco com instrumentos musicais tradicionais que levaram para o evento e apresentaram um conjunto de danças, como forma de expressão da vida e da cultura angolana”, referiu o documento que tivemos acesso.
Desde 2013, o Projecto Ponte Cultural já trabalhou com os músicos angolanos Wyza, Totó, Bruno M, ângela Ferrão, Jeff Braw, Kizua Gourgel e Carlos Lopes, e internacionalmente os músicos de Ellen Oléria, Sandra Cordeiro, Dudu Tassa, Nimesh Nimo Patel, Avner Hodorov, Keziah Jones e Joca Perpignan.