O CEO e Fundador da Oficina da Mente EPROMOV afirmou que o músico angolano Totó ST transporta a cultura africana nas suas canções, levando o público numa viagem no tempo no espaço. O palestrante esteve recentemente no concerto do artista, no Palácio de Ferro, em Luanda.
Para o psicopedagogo e docente de antropologia cultural, a forma como o também guitarrista se apresenta no canto, acaba por encantar o público.
“Identifico ele como homem da cultura, um contador de histórias da nossa realidade e ainda brinca com microfone sem querer magoar os nossos corações. É um cantor sete estrelas”, frisou o académico em exclusivo ao Marimba Selutu, lamentando o facto de muitos amantes de boa música e cultura ainda não perceberem isso.
O convidado da rubrica Kapalandada, emitada às quintas-feiras no Marimba Selutu Alcides Chivangu revelou que acompanha o músico Totó ST há mais de 20 anos por ver um diferencial na maneira como expressa a Cultura.
“Tenho todos os discos do Totó ST. Até esse ‘Ava Tar’, tenho! Gosto de ouvir música, gosto de som. E, Totó é isso tudo, é atemporal! As músicas dele não têm tempo, antes durante e depois, vemos o Totó”, referiu o também analista social, sustentando a necessidade de promovermos a música angolana.
Chivangu entende que há músicas que estão na moda neste momento, mas que têm apenas seis meses como tempo de duração.
“Há músicas que estamos a ouvir agora, depois de 6 meses já não batem, mas com o Totó não é assim! Desde o seu primeiro álbum até ao último, ele continua a bater. Esta é a música educativa que queremos promover”, rematou.
Com raízes no Leste de Angola, Alcides Piedoso Ferreira Chivangu, nasceu a 16 de Dezembro de 1976, na Gabela Amboim, província do Kwanza Sul. É educador social, neuropsicopedagogo e mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações. É autor do livro O Sucesso Começa na Imaginação e co-autor do Saúde Mental e Bem Estar – uma Psicologia do dia a dia.
Também é docente, palestrante, amigo da Cultura e trabalha com consultoria em desenvolvimento pessoal e profissional.