“Agentes artísticos menosprezam estilos folclóricos”, guitarrista Matumona

0
200
Matumona Sebastião, guitarrista angolano. Foto: DR
- Publicidade -

Numa conversa com o artista a propósito do estado da música nacional, o guitarrista reprovou a atitude de certos agentes culturais que têm estado a menosprezar certos estilos em benefício  de géneros modernos como o Kuduro.

O guitarrista do agrupamento musical Ngoma Jazz, Matumona Sebastião, teceu estas declarações na quarta-feira, 24, afirmando em Luanda, ser necessário que o sector artístico valorize mais os estilos musicais tradicionais, como o semba, kilapanga e cabecinha.

Falando à Angop, a propósito do crescimento da música nacional, o guitarrista reprovou a atitude de certos agentes do sector artístico de menosprezarem certos estilos folclóricos, a favor de géneros modernos como o kuduro.

Os estilos tradicionais, ressaltou, concorrerem para a solidificação da identidade cultural do país e ajudam a resgatar os valores morais e cívicos da população.

Sebastião Matumona afirmou igualmente estar em condições de contribuir no desenvolvimento da música angolana e que o grupo Ngoma Jazz continua no activo.

O grupo Ngoma Jazz notabilizou-se no music hall nacional na década de 1950, 1960 e 1970, tendo acompanhado cantores consagrados como o Zé Viola, Lourdes Van-Dúnen, Urbano de Castro, Maria Andreaça, Pedrito e Nito Nunes.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorProcura de bilhete obriga mais um concerto de Damásio
Próximo artigo50 Cent compra 200 ingressos para esvaziar o espetáculo de Ja Rule

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui