Lopito Feijóo lança nova obra literária em Luanda

0
77
Lopito Feijóo é um escritor, poeta e crítico literário angolano. Foto: DR
- Publicidade -

“Trajectórias & Trajectos Literários” é o título do mais recente trabalho literário do escritor angolano Lopito Feijóo, a ser lançado na próxima sexta-feira, 19, na União dos Escritores Angola (UEA), em Luanda.

A apresentação será feita pelo jornalista e escritor Norberto Costa e o escritor David Capelenguela, este último, que prefaciou o livro que fala da trajectória dos falecidos David Mestre, Fernando Marcelino, Arlindo Barbeitos, António Panguila e Jimmy Rufno, bem como de Domingos Florentino, Ferreira Nicolau Kanda e tantos outros que ainda estão vivos.

De acordo com a nota de imprensa enviada pelo autor, o livro aborda o fenómeno literário em torno dos jovens, apresentando como preocupante a sua formação e a sua educação estética. 

“…reunimos aqui alguns textos sobre livros e autores de países de língua portuguesa sobre os quais opinamos enquanto cultores do ensaio crítico que constitui uma lavra paralela da nossa actuação no universo das letras”, refefe Lopito Feijóo em comunicado, sustentando que foi possível mergulhar em obras poéticas de autores em processo de afirmação como a portuguesa Milanda Maria Fernanda Silva, as santomenses Olinda Beja, Goretti Pina e Alda de Barros, a moçambicana Ivone Soares, o brasileiro Marcelo Brettas e o angolano David Capelenguel,a só para citar alguns.

A nota avança também que para além da abordagem da barbárie de Charlie Hebdo, a revista moçambicana LITERATAS não ficou de fora do olhar por ser um dos seus veículos eletrónicos de estimação.

Segundo o prefaciador do livro, David Capelenguela, “nesta obra de Lopito Feijóo, o campo de acção do ensaísta é o texto com o qual ele trabalha,  inicialmente dentro de um âmbito autor referencial e fechado que aos poucos vai ampliando-se é multiplicando-se de maneira sugestiva e experimental,  de forma que o objecto de análise é observado a partir de diferentes ângulos e traduzido em palavras a partir de uma visão peculiar.”. 

E acrescenta: “… isto está bem patente na presente obra de Lopito Feijoó, e só por isso, aqui o texto flui,  dialoga e faz-se dialogar”.

João André da Silva Feijó, é o nome completo do escritor, poeta e crítico lietrário Lopito Feijóo, nascido em Malanje. Estudou Direito em Luanda, na Universidade Agostinho Neto (UAN) é deputado (reformado) da Assembleia Nacional da República de Angola.

 

Deixe o seu comentário
Artigo anterior“MPLA não respeita os valores culturais e tradicionais dos povos”, William Tonet
Próximo artigoLivro propõe estudo científico sobre paranormalidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui