Ministro lamenta morte do director da Cultura de Benguela

0
363
Jomo Fortunato lamentou a morte do seu representante em Benguela. Fotografia de Domingos Barrete
- Publicidade -

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, manifestou profundamente consternado com o falecimento do Ex- Director Provincial da Cultura de Benguela, Cristóvão Mário Kajibanga, ocorrido nesta terça-feira, 28, vítima de doença.

Em mensagem de condolências chegada à redacção do Portal Marimba Selutu, o ministro contou que o malogrado foi originário do Leste de Angola, mudou-se há 44 anos para Benguela e teve a iniciação tradicional em ambientes educacionais de cruzamentos culturais, com destaque para as culturas Luba, Lunda e Tchokwe.

“Cristóvã Kajibanga começou a fazer política cultural em 1986, tendo fundado o grupo de dança ‘Os Bismas das Acácias’,  vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes, na edição 2006”, destacou Jomo Fortunato, sustentando que o malogradro foi um homem de cultura, um dos fundadores da Escola de Formação de Professores do Dombe Grande e do KAT, projecto que engloba um colégio e uma editora.

Para o governante, na condição de director provincial da Cultura de Benguela e de director da Cultura, Turismo, Juventude e desportos cargos que exerceu de 2010 a 2021, “desenvolveu um intenso trabalho de investigação e de promoção cultural endógena”.

“Nesta hora de dor e tristeza, em seu nome e de todos os funcionários e colaboradores do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, apresenta à família enlutada os mais profundos sentimentos de pesar”, lê-se na mensagem enviada à redacção do Portal Marimba Selutu.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorMorreu director da Cultura de Benguela
Próximo artigo“Cristóvão Kajibanga tinha perfil para Ministro da Cultura”, afirma Irina Vasconcelos

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui