O artista que cantou Amélia Rodrigues em umbundu terá caído do primeiro andar de um edifício.
O músico, compositor e violinista, José da Silva “Zé Viola” morreu na última sexta-feira, 13, aos 79 anos. O artista terá caído do primeiro andar de uma edifício, na Baía Farta, em Benguela.
Por seu turno, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA), em nota de condolência, manifestou tristeza, recordando o seu contributo na afirmação da Música Angolana.
Inspirado pelo acordeão da “Garda e seu conjunto”, que em 1958 fazia uma digressão pelo município de Catumbela, Zé Viola fez eco na história da Música Popular Angolana por ter traduzido e interpretado, da língua portuguesa para umbundu, as canções “Oiça lá ó Senhor Vinho” e “Dar de Beber a Dor”, da fadista Amália Rodrigues.
Zé Viola nasceu no dia 14 de Abril de 1942, no município de Balombo, em Benguela, tendo sido levado com apenas 10 anos pelo seu irmão, Silvano Tchipamba, para a vila da Catumbela.
De 1969 a 1974, gravou sucessos como “Ambuale”, “Adeus Violão de Lata”, “Fim do Amor”, “Kuka Kembe”, “Kuapua” e “Namahina Tuende ”. Gravou igualmente com os conjuntos África Show, Ngoma Jazz e Merengues.
Morreu o músico Zé Viola
Deixe o seu comentário