Celebra-se Dia Internacional da Língua Materna

0
117
Uma idosa angolana a ler uma revista em língua portuguesa. Foto: DR
- Publicidade -

Celebrada anualmente, o dia 21 de Fevereiro é conhecido como Dia Internacional da Língua Materna. A data visa promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos povos em todo o mundo.

De acordo com informações disponíveis, estima-se que existam mais de 7000 línguas em todo o globo. No entanto, metade destas corre o risco de vir a desaparecer.

Em Angola, a data será marcada com a assinatura de um acordo entre o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente e a União nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores UNAC-SA.

Para o director nacional das línguas nacionais, José Pedro, trata-se de um protocolo que visa ajudar os artistas na questão da escrita e utilização das línguas nacionais. “A maior parte das composições e canções da música popular urbana de Luanda, baseia-se nas línguas nacionais. Como a UNAC-SA vai tratar do aspecto dos direitos de autor, achamos por bem que estas composições sejam certificadas pelo Instituto”, frisou o responsável, em entrevista à Rádio Nacional de Angola.

ORIGEM

O Dia Internacional da Língua Moderna foi proclamado pela UNESCO em 1999, sendo comemorado em todos os seus países membros, com o objectivo de proteger e salvaguardar as línguas faladas em todo o planeta.

A escolha do dia 21 de Fevereiro serve para lembrar a população mundial da tragédia que ocorreu em Fevereiro de 1952, na cidade de Daca, no Bangladesh, país do sul da Ásia. Na ocasião, vários estudantes foram mortos pela polícia enquanto protestavam pelo reconhecimento da sua língua – o bengalês – como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.

Deixe o seu comentário
Artigo anterior“É importante ligar a história dos diamantes à moda angolana”, defende Nadir Tati
Próximo artigo“You make me feel” encerra Valentine’s Diamond Show na voz de Selda

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui