Presidente da UNITA lamenta emigração de jovens artistas angolanos

0
250
Adalberto Costa Júnior é um político e presidente da UNITA. Foto: DR
- Publicidade -


O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior mostrou-se preocupado neste Sábado, 18, com o elevado índice de emigração de jovens, com particular destaque aos artistas e activistas angolanos.

No seu discurso de encerramento do Vº Congresso Ordinário da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), no auditório do Complexo Sovismo, em Viana, o político lamentou o facto de muitos artistas angolanos que participaram das eleições e tiveram de procurar outras fronteiras para salvaguardar as suas vidas.

“Muitos tiveram de ir à Europa. Antes que morresse no silêncio geral, a esposa do jornalista Cláudio IN teve de ir para fora. Porquê?”, questionou Adalberto Costa Júnior, acreditando que deve se ajudar a apelar aos que estão a transformar o país num ambiente de repressão e perseguição à juventude.

Entre os jovens citados na sua comunicação constam igualmente o músico e activista Nelson Adelino Dembo, “Gangsta”, o humorista Gilmário Vemba, o rapper e africanista Isidro Fortunato, o músico internacional Cabo Soop e outros.

“Fiquei envergonhado porque o Grupo Parlamentar da UNITA levou um voto de protesto de perseguição aos jovens e o grupo parlamentar do MPLA votou contra. Não podemos ser voz que silencia esses comportamentos inaceitáveis: antí-juventude”, reforçou o político, sustentando que sendo Angola um país de cultura, não pode assistir os seus filhos a fugirem para o estrangeiro.

Uma fonte familiar do Marimba Selutu afirma que Cabo Snoop, artista internacional angolano, emigrou para a Europa, mais concretamente no Reino da Bélgica, com a sua família restrita completa após as eleições de 2022.

Esta decisão do autor do hit “Windeck” deve-se, conforme fontes, ao facto de desejar os melhores serviços de saúde e educação aos seus filhos, desafiando-se s criar naquela país uma  casa cultural para aulas de culturais sobre Angola.

Quem viu-se obrigado a refugiar-se no exterior do país é o humorista angolano Gilmário Vemba, meses depois da sua desvinculação do grupo Os Tunezas. O artista posicionou-se como um dos mais críticos ao regime ao longo da campanha eleitora de 2022, tendo recebido e denunciado vários actos de perseguição e ameaças contra a sua e integridade física da sua família.

Assista abaixo trechos do discurso completo de Adalberto Costa Júnior:

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorBrasil: Biblioteca comunitária faz duas décadas a transformar vidas no Maranhão
Próximo artigoDaniel N’xala recebe visita surpresa de artistas e jornalistas no dia de aniversário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui