A cidade do Lubango, província da Huíla, vai acolher no dia 28 deste mês, a primeira Conferência Regional Sul da Comunidade Hip-Hop em Angola. O foco é o actual impacto das vozes femininas neste estilo.
Entre os objectivos dos organizadores, consta a uniformização da linguagem conciliadora entre os rappers e incentivar a manutenção do estilo na região.
De acordo com o Jornal de Angola, a iniciativa da Comunidade Hip-Hop da Huíla, vai abordar, entre outros, a questão da descentralização do estilo, a especialização e as estratégias de marketing, assim como a influência da cultura e da herança do estilo na sociedade, em particular nos jovens.
Esta actividade é sequência da primeira Conferência Provincial, realizada em Agosto do ano passado, no Lubango, sendo que os organizadores pretendem uniformizar a linguagem conciliadora entre os rappers.
O presidente da Comunidade Hip-Hop da Huíla, Símon Júnior, informou que a conferência pretende incentivar a manutenção do estilo naquela regiao, evitando que os músicos emigrem para outros géneros, como acontece actualmente.
“O estilo vive dias difíceis na província, em relação à divulgação, mas a produção está em alta e os estúdios capacitados para darem a qualidade necessária aos discos”, defendeu.
O encontro que vai culminar num festival, de acordo com a organização, pretende juntar mais de 50 artistas da Huíla, Namibe e Cunene.