Os 42 anos de carreira musical da cantora e compositora angolana Ângela Ferrão foram celebrados com um espectáculo musical ao vivo na última sexta-feira, 31, no Palácio de Ferro, em Luanda.
De acordo com o Jornal de Angola, a artista interpretou temas dos seus trabalhos discográficos “Wanga” e “Minhas Raízes”, tendo levado o público a uma viagem no tempo com o alinhamento das músicas “Não te vás Embora”, “Angelina”, “Sala Kanawa”, “Céu Azul”, “Nze Nze”, “Kamuyaya”, “Lázaro”, “Xinga” e por último, o grande sucesso, “Wanga”.
A abertura do espectáculo ficou a cargo do Verlene Ferrão Pedro, de 24 anos, e Melvia Ferrão Raúl, de 14 anos, os dois primeiros filhos da cantora, que interpretaram a música “Trem-bala”, da brasileira Ana Vilela.
Logo a seguir, a estrela da noite, na companhia da sua banda, pegou na guitarra, dedilhou e interpretou “Não te Vais Embora”. A seguir, chamou o pai e juntos interpretaram a música “Cicatrizes”, de forma a homenagear o último dia do “Março Mulher”.
Usando a sua dimensão artística, a cantora apresentou os temas com o toque inovador na sua forma de musicalizar e tornou o momento memorável.
A par do espectáculo musical, a organização do evento projectou um vídeo onde alguns familiares, amigos e artistas deixaram várias palavras de apreço para a cantora, “grande filha, mãe, amiga e artista”, do jeito que a classificaram durante a projecção do vídeo.
“Surpreendeu-nos a todos, não apenas pelo talento, mas também por causa da coragem que teve, no sentido de expandir e mostrar esse talento para o mundo. Passou por muitos momentos, principalmente por ter saído do Cuanza Sul para Luanda, e consequentemente, passou inúmeros momentos longe da família, todavia, esse processo foi positivo e hoje estamos aqui a comemorar os 42 anos de carreira, e desejo que venham muitos mais”, declarou o pai, Lito Ferrão.
Amélia Ferrão, mãe da cantora, em homenagem aos 42 anos de carreira da filha, deixou uma mensagem, na qual conta inúmeros episódios onde a ainda pequena Ângela, com apenas dois anos, já abrilhantava os corações dos familiares com a sua doce voz. Durante a projecção do vídeo, foram ouvidas igualmente declarações dos filhos, sobrinhos, amigos e alguns artistas, como o Dodó Miranda, Totó ST e Nino Jazz.
O espectáculo contou a participação do Duo Canhoto, que brindou os presentes com dois temas “Eu Agora Sei” e “Isso não é Poema”, assim como uma música do falecido cantor Tonito Fortunato, a quem nutrem muita admiração.
Depois da actuação do Duo Canhoto, Ângela Ferrão voltou a tomar as rédeas do espectáculo, ao interpretar inúmeras músicas com a filha Melvia Ferrão, entre elas “Nze Nze”, “Kamuyaya”, “Lázaro”, “Xinga”, e para fechar o concerto, a música “Wanga”, interpretada juntamente com a vencedora do concurso musical “Mini Estrelas ao Palco”, o que garantiu aplausos da plateia, já apinhada.
À margem do espectáculo; realizou-se uma sessão de venda e assinatura de autógrafo dos CD “Wanga” e “Minhas Raízes”.
Natural de Amboim, Gabela, província do Cuanza Sul, onde nasceu a 7 de Maio de 1976. Começou a dar os primeiros passos na canção com cinco anos de idade, precisamente em 1981, quando integrou nos programas “Piô Piô, na C.A.D.A da Rádio Nacional de Angola (RNA), na Gabela.