Depois das edições zero e a primeira, que foram realizadas com sucesso em Junho de 2023 e 2024, esta última nos palcos da UNAP, Palácio de Ferro e do Museu Nacional de História Natural, em Luanda, a província de Malanje foi escolhida para acolher a 2ª edição entre os dias 24 e 29 de Junho de corrente ano.
A produtora angolana KONONO SOUL ARTS anunciou nesta quinta-feira, 1, a abertura das inscrições para artistas emergentes de todo o mundo se inscreverem para apresentar os seus talentos nas artes performativas, música, dança, literatura, artes visuais e spoken word.
O convite do festival destina-se aos profissionais da indústria artística, nomeadamente os artistas, delegados do festival, organizações, países, jornalistas especializados, técnicos, consultores das artes e outros. Mas os grupos e artistas individuais terão um processo de selecção justo, transparente, planeado e diversificado.
De acordo com a organização, as inscrições para participar na presente edição estão abertas para os artistas interessados de todo o mundo desde o dia 1 de Janeiro e encerra no dia 30 de Janeiro. Para mais informações sobre a inscrição, clique aqui.
Além das actividades acima mencionadas, o festival internacional diversificado contará igualmente com lançamento de livros, talks, workshops, networking e turismo.
O evento, idealizado pelo artista e produtor angolano A’mosi Just A Label, visa destacar os artistas angolanos e internacionais emergentes, promovendo os valores e a união entre as pessoas em Angola e no mundo através da disponibilização de uma plataforma para expressarem as suas artes performativas.
“O festival busca criar oportunidades de intercâmbio e colaboração entre artistas, através de um programa que oferece espaço para criação. É um projecto comunitário que veio à vida também para ajudar a ampliar o alcance e visibilidade dos artistas, facilitando-lhes a oportunidade de poderem compartilhar os seus trabalhos para um público mais amplo”, declarou o artista em nota de imprensa enviada à redacção do Marimba Selutu.
O documento acrescenta que essa iniciativa artística tem-se posicionado como resultado de recursos para o desenvolvimento independente dos artistas no que a criação sustentável diz respeito, bem como para a comunidade artística a longo prazo.
Para estreitar ligações entre os artistas e envolver o público de várias áreas como embaixadores, a organização tem estado a criar um hino em cada edição e a realização do evento em várias cidades do país, o que tem permitido a construção de uma reputação que tem atraído artistas de várias partes do país e do mundo.
SOBRE O FESTIVAL
A par de todos os artistas a serem seleccionados, o festival conta com a inclusão de 25 artistas principais, dos quais 15 nacionais e 10 internacionais.
Para fortalecimento das conexões na indústria das artes e atrair a atenção internacional, o festival internacional contará com a incorporação de delegados de organizações reconhecidas a nível mundial.
NTWALA OH YEAH é uma iniciativa cultural anual. Depois da edição zero realizada em 2023, e a primeira em 2024, os organizadores decidiram agendar nos dias 24, 25, 26, 27, 28 e 29 de Junho do corrente ano.
Nos três primeiros dias, a programação estará voltada para o turismo, exposições de artes visuais e workshops. E nos últimos três dias, showcases de música, dança, spoken word e literatura.
O evento tem como meta acolher 20 mil pessoas num ambiente vibrante e envolvente, contando com a sociedade em geral como seu público-alvo e pessoas de todas as faixas etárias, possibilitando a promoção e a apreciação das artes multidisciplinares, em diferentes gerações.
Entre os membros que compõem a equipa da organização constam A’mosi Just A Label (fundador e director), António Paciência (curador), Lubanzadio E Mpemba (curador), Bona Ska (curador), Yolanda Viviane (comercial), James Jabir Titelman (Colaborador), Iracelma Francisco (produtora), Cardoso António (produtor) e voluntários.
Meus parabéns pela iniciativa, sendo a segunda edição.
Todos os artista ou fazedores de Artes, vão gostar.
Estás actividade em Angola tinha que ser constante, porque é um dos meio para descobrir talentos e os renomados artistas 👩🎨 plástico, fisiculturismo, Músicos, Escritores e etc.
Mais agradecemos pela visão e iniciativa.
Deus abençoe sempre.