Estas declarações foram feitas pelo empresário e palestrante angolano Dorix Raimundo, na última quinta-feira, 29 de Maio, no Sumbe, província do Cuanza Sul, durante o Fórum de Oportunidades e Negócios (FON), organizado pela AF Entretenimento, em parceria com a Administração Municipal do Sumbe e o Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados (IPEA).
Convidado a abordar o tema “O Potencial Turístico do Cuanza Sul: Desafios e Oportunidades como um Destino de Excelência”, o prelector destacou que não se pode falar de turismo sem garantir condições adequadas de acessibilidade as turistas nacionais e internacionais.
“Destaco a Estrada Nacional 100, que é extremamente importante para que o turismo se transforme num grande vector económico para a província. É fundamental haver obras de reabilitação nas vias de acesso, para melhorar as condições de mobilidade e gerar oportunidades para todos”, defendeu Dorix Raimundo, que é proprietário de empreendimentos hoteleiros na província de Benguela.
Sobre as infraestruturas necessárias para impulsionar os sectores de Hotelaria e Turismo no Cuanza Sul, o empresário reforçou a importância do investimento na construção de hotéis, pousadas e outros empreendimentos turísticos.
“Não conseguimos vender aquilo que não damos a conhecer. É essencial investirmos também em marketing para que a província do Cuanza Sul eleve o seu nome e a sua imagem através dessa ferramenta”, sustentou Dorix Raimundo, sublinhando igualmente o turismo como um sector transversal, cujo sucesso depende fortemente das pessoas.
O também CEO do Grupo BabyLand, que apresentou publicamente para o Gabinete Provincial do Turismo, Cultura e Desportos a proposta do slogan “Cuanza Sul, um Destino que Inspira!”, referiu que cerca de 98% da força de trabalho no turismo é composta por pessoas. Por isso, fundamenta o especialista, é fundamental investirmos cada vez mais na capacitação dos recursos humanos, para melhorar o atendimento e a qualidade da oferta de produtos e serviços.
“O Cuanza Sul tem potencial para explorar várias formas de turismo, como o turismo rural, de aventura, de observação da vida selvagem e o turismo de eventos — como este FestiSumbe que está a acontecer aqui”, finalizou o empresário.