Pelo menos, 50 individualidades que muito têm contribuído para o movimento carnavalesco na capital do país foram distinguidas nesta última sexta-feira, 26, pelo Governo da Província de Luanda e a Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL).
De acordo com o Jornal de Angola, na categoria de “individualidades e patrocinadores”, figuram nomes como o de Boaventura Cardoso e Rosa Cruz e Silva, ex-ministros da Cultura, Paixão Júnior e Dionísio Rocha, esses últimos verdadeiros animadores do movimento carnavalesco luandense.
Já na categoria de “presidentes, responsáveis e criativos” figuram nome de Poly da Rocha, presidente do União Recreativo do Kilamba, António Custódio, presidente do União Mundo da Ilha, Tia Ximinha, a figura do xinguilamento do União 54, Tony Mulato, do União Njinga Mbande de Viana, e Jacques dos Santos, presidente da Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde.
Na categoria “comandantes, reis e rainhas” foram visadas entidades como Poly da Rocha, presidente do União Recreativo do Kilamba, Francisca Mateus, do União Giza, e Alberto Alberto Maviluka, do União Mundo da Ilha.
Na categoria de “compositores e intérpretes” constam Baló Januário, o rei da cabecinha do Njinga Mbandi, Juca Morgado, a histórica Nga Muturi, considerada a voz do sucesso do União Mundo da Ilha, Joaquim Santos, do União Operária Kabocomeu, e Dom Caetano, do Recreativo do Kilamba.
Não ficaram de fora jornalistas culturais, tendo sido distinguidos o realizador e produtor de televisão Nguxi dos Santos, Venceslau Mateus, da Agência Angola Press (ANGOP), Ginga Miguel, da Rádio Escola, António Bequengue , do Jornal de Angola e Amílcar Xavier, da TV Zimbo.
Nesta cerimónia, realizada sexta-feira, no Palácio de Ferro, a governadora da Província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, foi representada pelo vice-governador para o Sector Político e Social, Dionísio da Fonseca.