Carnaval de Luanda homenageia centenário de António Agostinho Neto

0
133
O desfile de uma dos grupos na maior festa cultural do país. Foto: DR
- Publicidade -

O Carnaval de Luanda terá, nesta edição, como novidade a homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, no âmbito das comemorações do seu centenário. A informação foi avançada pelo director Provincial da Cultura, Manuel Gonçalves.

Falando durante um encontro de reflexão sobre o Carnaval de Luanda, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Manuel Gonçalves referiu que “a homenagem ao primeiro Presidente de Angola será feita com dança típica do União operário Kabocomeu, primeiro grupo que venceu, com a kazucuta, o enredo em Angola, em 1978”.

O responsável disse igualmente que para não deixar passar em branco a data, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente decidiu homenagear Agostinho Neto, que chega ao seu centenário a 17 de Setembro deste ano, e por ser o primeiro Chefe de Estado a presenciar uma edição de Carnaval.


O político adiantou ainda que está prevista, também, uma feira de carnaval, com a exposição dos trajes e objectos dos grupos na Praça da Independência, para permitir que os visitantes conheçam um pouco mais sobre a história da maior festa popular do país.


“Durante o desfile serão, também, homenageados os grupos, homens e personalidades do carnaval, aqueles que estão ligados a percussão, composição e interpretação”, reforçou Manuel Gonçalves.


Devido a Covid-19, o carnaval deste ano não vai à Marginal de Luanda, mas o desfile será transmitido novamente na TPA 1, no primeiro dia do mês de Março, com 13 grupos da Classe A, com até 70 elementos cada. Cada grupo terá 10 minutos de exibição, mas sem classificação.

Deixe o seu comentário
Artigo anterior“Deputado Apocalipto” de Ariel Casimiro eleito Melhor filme no Fesc-Kianda
Próximo artigoCineasta americano irá gravar documentário sobre invasão russa na Ucrânia

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui