Palácio de Ferro acolhe mostra de criatividade artística

0
36
Palácio de Ferro acolhe mostra de criatividade artística. Foto: DR
- Publicidade -

O Palácio de Ferro acolheu no sábado e domingo último, a IVª edição da Mostra Nacional dos Jovens Criadores, em Luanda.

De acordo com o Jornal de Angola, a iniciativa do Ministério da Juventude e Desporto, através do Instituto Angolano da Juventude exibiu mais de 500 peças de arte de artistas plásticos angolanos emergentes.

Entre as obras destacaram-se quadros de pintura, arte com missangas, trajes tradicionais, que representam hábitos e costumes de vários povos de Angola, chinelas feitas com pneus, batuques e escultura.

Chamada a intervir durante a abertura do evento, a ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, enalteceu a qualidade das obras expostas numa antevisão da participação angolana  na Xª edição da Bienal dos Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a realizar-se em Cabo Verde, assim como estimular o empreendedorismo cultural nos jovens criadores nacionais.

“A IVª da Mostra de Jovens Criadores acontece num momento muito especial, que urge cada vez mais a necessidade de se utilizar a criatividade como mola impulsionadora  de soluções para os problemas que os jovens ainda atravessam”, frisou Palmira Barbosa, lembrando as palavras do Presidente da República, João Lourenço, no discurso sobre o estado da Nação sobre o investimento a educação do seu povo como maior investimento.   

Estiveram representadas várias modalidades artísticas como artes visuais e aplicadas, artista plásticas, fotógrafo, vídeo-arte, banda desenhada, designer gráfico, estilista, produtor artístico, pinturas, intervenções urbanas, joalheiro (jóias), modelos (moda), literatura (prosa e poesia), assim como artes performativas (música, DJ, dança e teatro), áudio visual cinema ou vídeo, (curtas-metragens, media e longa-metragem de documentários e ficção), ciência e tecnologia (inventor tecnológico).

Com o objectivo de promover a criatividade e inovação artística e o empreendedorismo cultural dos jovens, a Mostra Nacional de Jovens Criadores é um festival de artistas adolescentes realizado todos os anos desde 2013.

A IVª edição da Mostra Nacional de Jovens Criadores, iniciativa de âmbito nacional, reuniu representantes das províncias do Bié, Huambo, Huíla, Namibe, Moxico, Lunda-Norte e Luanda, num total de 120 criadores, com idades compreendidas entre 18 e 35 anos.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorFernando Alvim distinguido com Prémio Nacional de Cultura e Artes
Próximo artigoEmpresas serão contratadas para recuperar artefactos museológicos

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui