O sociólogo e poeta angolano Mbangula Katúmua, autor de sete livros publicados, fará o lançamento e autógrafo de seu mais recente trabalho às 16h00 desta quinta-feira, 6, no Edifício Kilamba, na Marginal de Luanda.
De acordo com a nota de imprensa enviada à nossa redacção, a ideia de escrever este livro surgiu da necessidade de registrar um conjunto de conversas e debates com amigos, pessoas conhecidas, militantes e não militantes do MPLA, ao longo dos últimos 10 anos.
“Essas conversas foram alimentadas pelo dinamismo das transformações observadas no debate político e cívico nos meios midiáticos, sobretudo na televisão e, mais tarde, nas redes sociais”, afirmou Mbangula Katúmua em nota, ressaltando que, nessas discussões, predominou sempre um espírito crítico sobre o passado, o presente e o futuro do partido, além de um questionamento inquietante sobre o papel que os jovens filiados ao MPLA deveriam desempenhar nos diversos cenários possíveis à época.
“Conversávamos sobre uma variedade de tópicos, desde o combate à corrupção, a moralização da sociedade, a despartidarização das instituições públicas, os desafios da comunicação política, os efeitos paralisantes da burocracia institucionalizada, o processo de reforma do Estado, a geoestratégia e geopolítica do país, as causas da inflacção, a vitalidade da produção interna, os males da petrodependência, a qualidade do sistema de ensino, a aculturação e os sistemas de valores, o surgimento das seitas religiosas, a qualidade das infraestruturas, entre outros”, frisou o autor.
De acordo com o sociólogo, ao longo da sua análise, deparou-se com alguns temas mais fracturantes do que outros, mas quase todos convergiam para a mesma questão: o que nós, jovens filiados ao MPLA, podemos fazer a respeito desses fenómenos? Qual seria o nosso posicionamento público?
Em resposta aos diversos questionamentos da obra, o académico e militante do partido acredita que “o desafio de continuarmos a ser o partido governante em Angola deve ser enfrentado com realismo e pragmatismo, por meio de uma nova narrativa estruturada sobre os fundamentos das sociedades modernas.”
O também poeta considera que o presente livro é um convite à reflexão sobre os termos nos quais a juventude continuará a conduzir a sua luta e a edificar seu projecto de nação, ao mesmo tempo em que preservará os fundamentos históricos que sustentam a heroica trajectória do povo angolano, sob a liderança do MPLA. “Cabe a esta geração a responsabilidade de assegurar a manutenção dos laços históricos que unem o nosso partido ao povo angolano, um país que a geração dos independentistas está a legar em franca democratização”, concluiu o autor, que assina uma obra de 176 páginas.
Publicado pela Mayamba Editora, a obra foi editada em Setembro de 2024 e já despertou o interesse de diversos leitores, que têm partilhado feedbacks positivos.
Nascido em Benguela, em 1985, Mbangula Katúmua é licenciado em Sociologia pela Universidade Jean Piaget de Angola, com mestrado e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), em Portugal. Entre seus principais contributos acadêmicos, destacam-se as obras Comportamento Eleitoral dos Jovens Angolanos nas Eleições de 2012, Curso de Sociologia e Sociedade, Cultura e Política. Como poeta, publicou Sexorcismo – Poesia para purificação, Sexonância – O momento pós-catarse e Humanus.