Concurso literário distingue historiador brasileiro Carlos Cavalheiro

0
187
Carlos Carvalho Cavalheiro é historiador e escritor, com mais de 30 títulos publicados, e tem se destacado por trazer em seus livros personagens costumeiramente invisibilizados. Foto: DR
- Publicidade -

O historiador brasileiro e colunista do Portal de Notícias Culturais “Marimba Selutu” desde Julho de 2021, foi galardoado com vários prémios nos concursos realizados na cidade de Irati, no Paraná, Brasil.

Estre as distinções do IVº Concurso Foed Castro Chamma 2023, o professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz, Carlos Carvalho Cavalheiro, obteve as premiações de 1º Lugar, na categoria Conto de âmbito Nacional/Internacional com o conto “O Aprendiz” e na mesma categoria, classificou-se em 5º Lugar com o conto “A Pedra Redonda”.

Já na categoria Crônica do mesmo concurso, o também escritor foi o 3º classificado com o texto “Pedra no Sapato”. Enquanto na categoria Poesia Livre, obteve o 2º Lugar com o poema “Requiescit In Hoc Lapide”.

Também obteve o 2º Lugar (empate) o escritor e poeta André Telucazu Kondo, de Caraguatatuba, com o poema “Pedras sem limo”, recebendo ainda nessa categoria, a Menção Honrosa pelo poema “Uma Pedra”.

De acordo com as informações que tivemos acesso, o Carlos Carvalho Cavalheiro é o único representante da Região Metropolitana de Sorocaba representado nesse Concurso Literário.

Além desse Concurso, na mesma cidade de Irati, Carlos Cavalheiro conseguiu o 2º Lugar no 1º Concurso de Jogos Florais de Irati na categoria Trova (Novo Trovador).

O IVº Concurso Literário Foed Castro Chamma – 2023 foi promovido pela Academia de Letras Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS) com apoio da Prefeitura de Irati – Paraná, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Centro Cultural Clube do Comércio, Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais e Associação Cultural Denise Stoklos.

De carácter internacional, o Concurso vem se firmando com um dos mais destacados do Brasil e o tema único foi “Pedra” e os géneros participantes foram soneto, poema livre, crônica, conto, microconto.  Esta não é a primeira vez que Carlos Carvalho Cavalheiro foi premiado nesse Concurso.

Em 2020, durante a realização do IIIº Concurso Literária Foed Castro Chamma, obteve o 1º Lugar (e também uma Menção Honrosa) na categoria Microconto. Foed Castro Chamma é o nome de um poeta, tradutor e ensaísta brasileiro natural de Irati e falecido no Rio de Janeiro em 2010.

Enquanto que o 1º Jogos Florais de Irati foi uma realização da secção municipal da União Brasileira de Trovadores (UBT). O concurso, também de âmbito internacional, recebeu trovas humorísticas, líricas e filosóficas, nas categorias Veterano e Novo Trovador (aquele que não obteve até a 03 (três) classificações entre os 05 (cinco) primeiros colocados em 03 (três) concursos oficiais da UBT em âmbito Nacional).

Importa referir que Carlos Carvalho Cavalheiro reside em Sorocaba e é escritor, poeta, historiador, pesquisador de cultura popular e produtor de vídeos. É sócio correspondente da FEBACLA (Federação Brasileira dos Académicos das Ciências, Letras e Artes) e colaborador dos jornais Tribuna das Monções, ROL e do portal Marimba Selutu de Angola.

No último mês de Maio, o professor Carlos Carvalho Cavalheiro foi igualmente homenageado com Moção de Aplausos pela Ordem Comendador Belmonte (OCB), no Rio de Janeiro.

As cerimónias de premiações desses concursos literários ocorrerão nos dias 28 e 29 de Julho de 2023 (Sexta-feira e Sábado), a partir das 14 horas, no Centro Cultural Clube do Comércio, localizado na Rua 15 de Julho, 310 Irati – Paraná.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorNo caminho das Tropas, o sonho de Liberdade – Carlos Carvalho Cavalheiro
Próximo artigoMozier Jocand autografa obra de 56 poemas evangélicos em Luanda

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui