Início NOTÍCIAS David Zé. Gaby Moy altera verso do “Guerrilheiro” para cantar no Congresso...

David Zé. Gaby Moy altera verso do “Guerrilheiro” para cantar no Congresso do MPLA

0
59
Gaby Moy é um músico e compositor angolano, irmão de David Zé. Foto: KG Gala

A música de David Zé, artista e compositor angolano assassinado a 27 de Maio, foi censurada nesta quinta-feira, durante o Congresso do MPLA, em Luanda. A canção foi interpretada pelo seu irmão menor, o também músico Gaby Moy.

De acordo com um analista que preferiu o anonimato pela aproximação que tem com a família dos artistas, Gaby Moy terá sido forçado ou se autocensurou ao ponto de alterar um verso da letra em que menciona a UNITA e a FNLA, dois partidos que foram Movimentos de Libertação Nacional na época colonial.

“Alterou um verso: se és do MPLA, isso já interessa a alguém, se da FNLA, também já interessa, se da UNITA também já interessa a alguém. Ele limitou-se a dizer se és do MPLA isso interessa a alguém.”, frisou a fonte, acrescentando que Gaby Moy tem tido um posicionamento “muito esquisito” sobre os acontecimentos do 27 de Maio.

Gaby Moy está a ser fortemente criticado pela sociedade por não ter cantado o último verso da letra do clássico “Guerrilheiro”, de David Zé, condecorado pelo Presidente João Lourenço.

A reportagem do Marimba Selutu procurou encontrar as reações nas redes sociais e deparou-se com a conta de Kajim Ban-Gala, na qual afirma que a música de David Zé, interpretada pelo irmão, terá sofrito “cortes cirúrgicos” na parte em que se refere à UNITA e a FNLA.

Para o internauta Matadi Daniel Daniel, David Zé deve estar muito triste com esta acção do seu irmão. “Por questões éticas, quando alguém morre, a sua obra não deve ser adulterada, nem mesmo pelo irmão. Só se altera quando essa pessoa está em vida e autoriza. Tem de se contactar o Carlos Jorge , o Cansado ou o Onambwé (este tem Alzheimer não se recorda) onde é que o fuzilaram e, o enterraram, para ver se o DZ ressuscita por um dia para autorizar.”, referiu.

Agostinho Domingos Agostinho questiona se Gaby Moy foi se “borrar” para receber uma cesta básica? “Essa gente não se faz respeitar, pouca vergonha!”, disse.

“O David Zé não merece isso”, estas são as breves palavras de Nok Nogueira, jornalista e director do Portal Isto é Notícias num dos comentários nas redes sociais.

Deixe o seu comentário

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui