RSF lançam novo centro regional de liberdade de imprensa no Líbano

0
22
Os Repórteres Sem Fronteiras lançaram um novo centro regional de liberdade de imprensa no Líbano. Foto: DR
- Publicidade -


Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançaram na quinta-feira, 21, um novo centro regional de liberdade de imprensa, na cidade de Beirute, Líbano. A ideia é proporcionar melhores condições para uma cobertura mais segura possível.

De acordo com uma nota de imprensa enviada à redacção do Marimba Selutu, o centro regional para os meios de comunicação no Oriente Médio irá fornecer equipamento, assistência e outros recursos necessários aos jornalistas que se encontram na linha de cobertura da guerra, em Gaza e noutros conflitos regionais.

“Equipado com acesso à Internet, o centro de Beirute acolherá jornalistas que desejem trabalhar lá. A RSF e seus parceiros locais fornecerão treinamento em segurança física e digital, inclusive para jornalistas que desejam viajar para a Palestina”, refere a nota de imprensa assinada pela directora de campanhas dos Fepórteres Sem Fronteiras, Revecca Vincent, acrescentando que será igualmente providenciado acesso à assistência psicológica e física, bem como aos equipamentos de protecção necessários para cobrir zonas de conflito, nomeadamente colectes à prova de balas, capacetes, kits de primeiros socorros e outros.

O documento sustenta ainda que a RSF se uniu à Fundação Samir Kassir, que trabalha para promover a liberdade de imprensa e cultural no Líbano e no mundo árabe, para criar o centro de liberdade de imprensa em Beirute.

A RSF também terá o apoio de organizações regionais como a ARIJ (Arab Reporters for Investigative Journalism) e a Filastinyat, uma organização de mulheres jornalistas com sede em Ramallah, na Palestina.

“É graças ao vosso inestimável apoio que a RSF é capaz de levar a cabo acções concretas como esta para ajudar os jornalistas a fazer o seu trabalho, apesar das condições dramáticas. Cada doação é uma ajuda decisiva na nossa luta pela liberdade de imprensa e informação confiável, finaliza Rebecca Vincent.

Com sede em Paris, França, Os Repórteres sem Fronteiras é uma organização não-governamental internacional e sem fins lucrativos que trabalha com o objectivo de garantir o direito à liberdade de informação e de imprensa no mundo.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorA lógica da colonização e a colonialidade – Carlos Carvalho Cavalheiro
Próximo artigoUniversidade brasileira realiza VIª edição da feira do livro

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui