Hungo abordado nos Jogos Mundiais da Capoeira

0
555
Jorge Mulumba é um músico e instrumentista angolano que lidera o agrupamento musical Nguiami Maka.
- Publicidade -

O músico e instrumentista angolano Jorge Mulumba foi um dos prelectores deste que é considerado o maior evento de capoeira do mundo.

O instrumento musical angolano hungo é tema do quarto dia do Festival Internacional Abadá Capoeira 2021, nesta sexta-feira, 20, através da paltaforma online Zoom.  O XIIIº Jogos Mundiais da Capoeira iniciou na segunda-feira, 17 e termina no domingo, 22. 

O músico ancestral e instrumentista Jorge Mulumba, do grupo Nguiami Maka, foi o escolhido para palestrar na “Oficinas de Berimbau – Hungo – Samba de roda – Maculele – Floreios – Percussão – Moilidade e Alogamento”.

“É uma honra ministrar estas aulas para o mundo, pois é a segunda vez que estou a participar neste Festival de Capoeira pelo Abadá. A primeira vez que participei foi em 2019, no Centro Educacional Mestre Bimba (CEMB), na cidade de Macacu, Rio de Janeiro”, escreveu o artista, acrescentando que a máquina está afinada para os ritmos e a história do hungo.

Mulumba agradeceu aos mestres Camisa e Mituxi pela confiança e ensinamentos.

O artista tem estado a palestrar e ensinar o modo de execução do instrumento angolano hungo em Angola e no exterior, com destaque para o Centro Cultural Francês do Gabão, a Feira Luíz Gonzaga, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, o Festival da Juventude e Estudantes, Casa Tainá (Brasil), o ILAM – International Library Of Music African África do Sul e tantos outros.

Por sua vez, a organização do evento, fez saber que o contínuo estado de alerta que o mundo está a enfrentar devido a pandemia da Covid-19 levou a evitar aglomerações de pessoas, passando os cursos e as competições para o formato online, através da transmissão da plataforma Zoom.

“Pedimos para que ninguém vá para o Rio de Janeiro na esperança de ver a formatura e o reconhecimento. Não será permitida a entrada além dos convidados. A Formatura e o Reconhecimento serão transmitidos online para que todas possam assistir e prestigiar”, refere o comunicado da organização.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorEUA admite necessidade de reforço da cooperação bilateral com Angola
Próximo artigoRui Veloso com dois concertos adicionais

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui