Obadias Correia vence Festival Nacional da Canção Patriótica

0
358
Obadias Correia - Vencedor do Festival da Canção Patriótica foto: DR
- Publicidade -

Com a canção “Angola te Espera”, o cantor e intérprete angolano Obadias Correia conquistou a primeira edição do Festival Nacional da Canção Patriótica, durante a gala do Dia do Herói Nacional, ocorrida no último final de semana, em Luanda. A iniciativa é do Grupo Boa Vida em parceria com o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.

A entrega do prémio ao vencedor no valor de dois milhões de kwanzas foi da responsabilidade do ministro da Cultura, Jomo Fortunato, que manifestou a sua satisfação pela qualidade dos temas interpretados e a entrega dos participantes ao evento.

De acordo com o Jornal de Angola, o responsável do super-ministério referiu ainda estar aberto a parcerias idênticas, em especial as que enaltecem valores essenciais à valorização da cultura e da identidade nacional, como o patriotismo.

O segundo lugar ficou com Bruno de Sousa, com “Bons dias Virão”, enquanto o terceiro foi para Solange Candinho, com o tema “Paz e Amor”, recebendo um milhão de kwnazas. O terceiro levou para casa 500 mil kwanzas.

Para além do chefe recebido, o vencedor recebeu a garantia da organização da gravação de um CD, assim como de um videoclipe promocional.

Depois da recepção do prémio, Obadias Correia declarou que dedica o mesmo à sua noiva, à Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, “Tocoístas” e à Polícia Nacional, onde aprendeu muito sobre patriotismo.

Por sua vez, o presidente do Grupo Boa Vida, Tomasz Dowbor, informou que com o festival, a empresa pretende ajudar a resgatar e dar mais simbolismo à palavra patriotismo, através da promoção das artes e incentivo à descoberta e projecção de novos talentos, esperando realizar o festival com uma periodicidade anual.

A gala teve a participação de concorrentes de outras províncias, com realce para a Lunda Norte, Cabinda, Namibe, Huambo,  Cuando Cubango e Huíla. Entre os nomes de destaque constam os de Rui Tomas, que cantou “Mais Angola”, Miro Shine, com “Mendigo”, Fatimata Ba, com “Pátria”, Zander Kipuco, com “Filho desta Pátria”, Joana Carneiro, com “Angola vai crescer”, e o Trio EBD, com a canção “Mulher angolana”.

A I edição do festival contou, também, com outros candidatos de Luanda, como Mário Freitas, que interpretou “Mais Angola”, Fernando Fuxi, com “11 de Novembro”, Jacinto André, com “Corre atrás dos teus sonhos”, Maria Faustino, com “Valorize os seus pais”, e Lusa, com “Somos Angola”.

O Festival Nacional da Canção Patriótica começou ao som do ritmo tradicional do sul de Angola, com o grupo Os Vindjomba, seguidos da actuação de Moniz de Almeida, com “Minha Viola”, e a exibição de um vídeo de Jennifer Tavares, intérprete de “Nova Angola”.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorO Mukenga não foi filmado – Raimundo Salvador
Próximo artigoA’mosi Just A Label lança single promocional do álbum Konono Soul

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui