Rei Mário Satipamba lança livro sobre a história dos Ovambadja

0
16
Rei Mário Satipamba é o vigésimo rei de Ombala-Ya- Naluheque. Foto: DR
- Publicidade -

O Sobreno Mário Satipamba lançou o seu livro “Conheça Ombala-Ya-Naluheke”, nesta segunda-feira, 6, na vila de Xangongo, província do Cunene.

De acordo com a Angop, a obra retrata a origem e desenvolvimento da história dos Ovambadja e o seu lugar na historiografia angolana, servindo de apoio aos historiadores, investigadores, antropólogos e académicos de várias áreas do saber.

Com 51 páginas, o livro teve uma tiragem inicial de 57 exemplares e está a ser comercializada ao preço de 8.500 kwanzas.

Em declarações à imprensa, o rei referiu que o livro destaca a importância social, cultural e histórica deste povo, para despertar, na nova geração, o interesse sobre a história dos Ovambadja e da província do Cunene.

Ao apresentar o livro, o promotor do projecto “Escrever para Florir”, Leonardo Tuyenikumwe, afirmou que o autor faz uma descrição da origem, fixação e divisão  dos povos Ovambadja, assim como a construção dos reinos de Ombala-Yo-Mungo e Ombala-Ya-Naluheke.

De acordo com o promotor, a obra retrata as figuras que contribuíram para o desenvolvimento das personalidades e soberania do Reino Ovambadja, perda da sua soberania e os desafios actuais.

Segundo os mesmos, o Reino de Ombala-Ya-Naluheke começou a ser povoado a partir do século XV, provavelmente quando surgiram povos provenientes da Região dos Grandes Lagos, com a finalidade de procurar melhores condições de vida.

Deixe o seu comentário
Artigo anterior“Muitos jornalistas falecem como mendigos”, denuncia Mauro Guilherme
Próximo artigoJoão Melo recebe Prémio de Literatura DST Angola/Camões

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui