João Melo recebe Prémio de Literatura DST Angola/Camões

0
31
João melo é um escritor e jornalista angolano. Foto: DR
- Publicidade -


O escritor angolano João Melo recebe esta sexta-feira, 10, em Braga, Portugal, o Prémio de Literatura dstangola/Camões, no valor de 15 mil euros, atribuído à obra “Diário do Medo”, anunciaram esta quarta-feira, 9,  os promotores do galardão, em comunicado.

De acordo com informação que o Marimba Selutu teve acesso, a organização indica a sede deste grupo empresarial, em Braga, como local para a entrega do prémio.

Publicado em 2021, o livro de poesia “Diário do Medo” conquistou por unanimidade o júri, que lhe reconheceu “um processo criativo apurado, em que se evidencia de modo evidente como a realidade pode funcionar como matéria de criação literária, respeitando valores estéticos, técnicos e éticos”.

Do documente refere ainda que “além disso, a obra denota profunda experiência de vida, utiliza com rigor e simplicidade a justa palavra/metáfora e o ritmo adequado ao conteúdo de cada poema e tem uma visão abrangente do eu e da sua circunstância, com atenção crítica a fenómenos contemporâneos.”

O júri da presente edição foi constituído pelos escritores e jornalistas José Mena Abrantes (presidente), Amélia Dalomba e o secretário-geral da União de Escritores Angolanos, David Capelenguela, que analisaram, escolheram e fundamentaram a obra premiada, com base em três pressupostos, a saber: “”partir do princípio de que toda e qualquer criação artística assenta num tripé fundamental estético, técnico e ético; reconhecer como válida e actual a afirmação do poeta alemão R.M. Rilke de que os versos não são apenas sentimentos e recordações, mas acima de tudo experiências de vida” e, ainda, concordar com o escritor moçambicano Mia Couto de que “o poeta não gosta de palavras, escreve para se ver livre delas. A palavra torna o poeta pequeno e sem invenção”.

A decisão do júri desta quinta edição foi anunciada a 6 de Novembro do ano passado.

O Prémio de Literatura DST Angola/Camões distingue livros editados em poesia e prosa de autores nascidos em Angola. Tem por objectivo tornar-se numa referência através da distinção de obras e autores angolanos “mais prestigiados”.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorRei Mário Satipamba lança livro sobre a história dos Ovambadja
Próximo artigoEmbaixador do FESTISUMBE encanta no Show do Mês de Don Kikas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui