Capital da Cultura da CPLP recebeu vários eventos culturais

0
96
Luanda é a capital da cultura da CPLP. Foto: DR
- Publicidade -

Uma variedade de estilos angolanos, com destaque para o kuduro, semba, kilapanga, semba e agro jazz, foram apresentadas nas actuações vários artistas angolanos, no Palácio de Ferro, em Luanda. Kool Klever, Phathar Mak, Gabriel Tchiema, Moniz de Almeida, Nuno Mingas Trio, bandas Resiliart e CPLP e DJ Lutonda.

Durante as actividades que teve o objectivo de valorizar e difundir o percurso de séculos dos povos da CPLP, diversas atracções foram apresentadas nos pavilhões montados, como exposições e mostras de gastronomia dos Estados membros da CPLP, a partir das 10h00. O teatro e a dança, assim como as artes plásticas também mereceram destaques neste intercâmbio entre a cultura e a língua portuguesa.

Na última segunda-feira, 2, o Arquivo Nacional de Angola procedeu a recepção de um acervo bibliográfico do nacionalista Mário Pinto de Andrade.

De acordo com a programação dos eventos, para além das actuações de Mokaino e Jéssica Pitbull, outros músicos de referência como Dom Caetano, Nguami Maka e Banda Movimento, marcaram presença no palco do Palácio de Ferro.

Outros destaques de realçar foram as actuações dos grupos carnavalescos União Recreativo do Kilamba e Novatos da Ilha, assim como do Kizomba na Rua, Isocartes, Ballet Killandukilu e Fenómenos do Semba. 

O encerramento de todas as actividades artísticas, organizadas pelo Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, acontece na quinta-feira, 5.

De acordo com o Jornal de Angola, na quarta-feira, 4, houve a XIª Reunião Ordinária de Ministros do Turismo, no Hotel Intercontinental, em Luanda, e na quinta-feira, 5, no mesmo local, a XIIª Reunião Ordinária de Ministros da Cultura da CPLP.

A iniciativa visou ainda promover o património material e imaterial da CPLP. Desde 2000, que os ministros da Cultura da CPLP vêm produzindo recomendações sobre diversos temas  estratégicos da  cultura.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorComo o trabalhador é retratado na música – Analtino Santos
Próximo artigoDave Chappelle agredido em palco

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui