Celebrado Dia Mundial da Fotografia

0
442
Imagem de fotojornalista angolanos. Fotografia de Tom Carlos.
- Publicidade -

Com o objectivo reviver o amor pela fotografia, eternizar momentos para guardar recordações e contar histórias, a data serve também de reflexão e celebra a arte de fotografar.

O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de Agosto. Neste dia, decorrem várias iniciativas para celebrar a data como os workshops, maratonas de fotografia, concursos e palestras.

“A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotógrafo”, cita a nota informativa sobre a data.

Esta data comemorativa celebra a arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, neste dia o objectivo Com a proliferação da fotografia digital e dos telemóveis com câmaras, praticamente qualquer pessoa pode aventurar-se na fotografia no mundo actual.

Em entrevista exclusiva ao Portal Marimba Selutu, o fotógrafo Domingos Barrete entende que o melhor caminho para ultrapassar os desafios actuais do mercado fotográfico é a contínua capacitação.

“O fotógrafo deve continuar a aperfeiçoar os seus conhecimentos para não perder a dinâmica de trabalho neste mundo cada vez mais actualizado. Há muitas formações que estão a surgir r não devemos deixar passar sem frequentar”, frisou o profissional do Marimba Selutu.

ORIGEM DA DATA

De acordo com informações públicas, a celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre (1787-1851), em 1837. Mais tarde, em Janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo, e a 19 de Agosto do mesmo ano o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente “grátis para o mundo”.

Outro processo fotográfico – o calótipo-, inventado também em 1839 por William Fox Talbot (1800-1877), fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorAngola na cerimónia dos 402 anos da chegada dos primeiros africanos nos EUA
Próximo artigoEUA admite necessidade de reforço da cooperação bilateral com Angola

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui