“Deputado Apocalipto” de Ariel Casimiro eleito Melhor filme no Fesc-Kianda

0
103
Sérgio de Toledo é um alto funcionário da Embaixada do Brasil em Angola. Foto: DR
- Publicidade -

O cineasta angolano Ariel Casimiro venceu, na passada quarta-feira, 23, em Luanda, o troféu de “Melhor Filme” na 3ª edição do Festival Internacional de Curta-Metragem (Fesc-Kianda) com a obra “Deputado Apocalipto”.

De acordo com a Angop, a gala final do evento, que decorreu de 17 a 23 do corrente mês, no Centro Cultural Angola Brasil, elegeu, igualmente o realizador Damoda Tunessa, com o prémio de “melhor edição” com o Filme “Em Nome da Tradição”.

O título de melhor roteiro coube ao realizador Carlos Aldair, com o filme “O Legado”, a categoria de “melhor realizador” ficou com Ngouabi Silva, ao passo que os troféus de “melhor actor e Actriz” foram arrebatados por Raul do Rosário e Marta Inês.


A categoria de melhor efeito visual ficou com Vicente Cooper com o filme “O Hacker”, enquanto António Correia venceu os prémios de melhor fotografia e direcção de arte com o filme “ É Nós Ai”.


Os prémios de melhor documentário, maquiagem e figurino foram atribuídos ao Brasil.


O evento teve, este ano, como objectivo premiar filmes de curta- metragem e homenagear os actores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa com maior destaque ao cineasta angolano N’guxi dos Santos.


Durante o programa, foram exibidos 36 filmes produzidos por realizadores da CPLP, bem como palestras, debates e workshops.


O Fesc-Kianda surge da necessidade de defender a adversidade, a produção cinematográfica e áudio visual, artística e cultural para garantia da necessidade artística na CPLP.


Fesc-Kianda é o primeiro Festival Internacional de Cinema que premeia as curtas-metragens produzidas de Janeiro à Novembro de cada ano.

Deixe o seu comentário
Artigo anterior“Fuga & Sobrevivência”: uma narrativa viva sobre uma família judia – Carlos Carvalho Cavalheiro
Próximo artigoCarnaval de Luanda homenageia centenário de António Agostinho Neto

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui