Filme angolano “Por Jade” no festival de cinema na Hungria

0
31
- Publicidade -


O filme angolano “Por Jade” é um dos oito finalistas na corrida ao título de melhor longa-metragem na final do festival de cinema “Tony Curtis International Film Festival”, a decorrer entre quinta-feira e sábado, na Hungria.

De acordo com informações chegada à redacção do Marimba Selutu, o sucesso da produção do realizador angolano Tadisi Baruch começou após o seu trabalho ter ganho destaque no “Unitel Angola Moove”, ao vencer os prémios de ‘melhor longa-metragem’ e de ‘melhor actor’.

Este ano, o filme angolano “Por Jade” se sobressai entre os oito finalistas, estando entre os 17 concorrentes a este prémio internacional.

O comunicado faz referência de que durante o rreferido festival de cinema, o filme angolano está na corrida para o prémio de melhor longa-metragem.

Caso conquiste o prémio, os realizadores da longa-metragem nacional receberão não apenas um troféu e divulgação da longa-metragem nas plataformas internacionais, como também um milhão de HUA, moeda da Hungria (equivalente a aproximadamente 2.500.000 kwanzas).

Dois actores do elenco, de acordo com o realizador, desejam estar presentes no festival húngaro, porém estão a enfrentar dificuldades financeiras para comprar as passagens aéreas, pedindo a ajuda às entidades públicas ou privadas de Angola para o efeito.

“Por Jade”, cuja produção tem carimbo do Moca-Midia e BBC Multimédia e a distribuição é da Batuque Audiovisual, foi gravado em 2022 em Luanda e no Namibe.

A longa-metragem conta a história de Suzana, uma angolana que se apaixona pelo comerciante maliano radicado em Angola Bakary. Os dois casam-se e, passados três anos, Bakary é chamado pela sua tribo de origem para resolver assuntos ligados à herança da família, sendo que a angolana decide ir com o marido e levar a filha de três anos, Jade.

Já no Mali, Suzana acaba por descobrir que Bakary já tinha três esposas, sendo obrigada a viver na mesma residência que as outras três mulheres.

O festival ‘Tony Curtis International Film Festival’ terá lugar na cidade de Mátészalka (Hungria), de quinta-feira a sábado, e visa homenagear o legado de Tony Curtis. O festival, além da categoria de longas-metragens, conta com outras duas categorias principais, nomeadamente documentários e curtas-metragens.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorMorreu Augusto Chakaya, dos Jovens do Prenda
Próximo artigoCarlos Carvalho Cavalheiro participa no livro de reflexão sobre Sorocaba

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui