Tony Frampênio deseja actores activos nos 50 anos de Independência

0
10
Tony Frampênio é o presidente eleito da Associação Angolana de Teatro. Foto: DR
- Publicidade -


O presidente da Associação Angolana de Teatro (AAT), Tony Frampênio, expressou, em Luanda, o interesse de colaborar com o Governo nas actividades artísticas de teatro previstas para as comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a serem celebrados em 11 de Novembro do corrente ano.

Frampênio destacou que essa colaboração é uma das principais metas da AAT para este ano. “Queremos apoiar o Governo na organização de eventos teatrais em todo o país, para celebrar esta data importante para os angolanos”, afirmou o líder associativo.

O presidente fez igualmente um balanço positivo das actividades de 2024, mencionando a actualização da base de dados da agremiação, que agora conta com cerca de dez mil associados. Ele destacou que essa medida facilita o pagamento das quotas e garante a sustentabilidade da AAT.

Em relação à infraestrutura, o responsável informou que a AAT conseguiu arrendar um espaço para as suas actividades administrativas.

Entre as principais conquistas de 2024, o presidente citou o evento “Café Teatro”, que reuniu antigos dirigentes da AAT e outras personalidades do teatro angolano, promovendo troca de experiências e a continuidade da formação dos jovens talentos.

Outro marco foi a primeira edição da “Jornada Nacional de Teatro”, realizada no Huambo, em celebração ao Dia Mundial do Teatro, com a participação de representantes de grupos de todas as províncias.

Além disso, a AAT implementou o projecto “Nação Teatro”, que acontece mensalmente em todo o país, promovendo debates sobre temas como produção teatral, dramaturgia e comunicação, com o objectivo de criar políticas públicas para o sector teatral angolano.

Frampênio também destacou a realização da Gala Máscara de Ouro de Teatro (GALMOTE), evento que homenageou artistas veteranos e novos talentos.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorProcesso 15+2 entra na história académica mundial
Próximo artigoRealizadores norte-americanos produzem filme baseado na obra do angolano Nituecheni Africano

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui