Vindjomba recebido pelo Vice-Presidente da República

0
138
Vindjomba é um grupo de dança folcrórica oriundo da Huíla e preserva a cultura Nyaneka Humbi. Foto: DR
- Publicidade -

O grupo Vimdjomba foi recebido em audiência nesta quarta-feira, 13, em Luanda, pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa. A agremiação é oriunda da província da Huíla e preserva a cultura Nyaneka Humbi.

Durante a audiência, que decorreu na sala de reuniões dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente, Bornito de Sousa procurou aprofundar o conhecimento sobre a vida e dinâmica do grupo, fundamentalmente como tem conseguido resistir no tempo.

Na ocasião, o governante falou sobre a necessidade da passagem de testemunho para as próximas gerações, de modo a preservar os traços e códigos que os mantêm até hoje.

“Devem pensar na alternativa de formarem crianças e jovens sobre as danças tradicionais locais e assim incentivar o surgimento de mais grupos com base no legado deixado”, recomendou o político.

Com oito integrantes, maioritariamente mulheres, o grupo aproveitou o momento para explicar ao anfitrião sobre o significado de cada um dos instrumentos e adornos que carregam, bem como o significado do canto apresentado durante a audiência.

Por sua vez, Nádia Camate, gestora do grupo, a audiência superou as expectativas, considerando-a “bastante produtiva” e um “nobre gesto pela valorização da cultura nacional”.

Deixe o seu comentário
Artigo anterior“Todo projecto social é cultural”, declara Hussien Achi
Próximo artigo“Os apoios da Premier Bet não têm impacto na Cultura”, Benvindo Magalhães

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui