Rei Muatxissengue morre de diabetes aos 83 anos

0
223
Mwene Muatxissengue Watembo, soberano Lunda Tchokwe faleceu nesta quarta-feira, em Saurimo. Foto: DR
- Publicidade -

O soberano Lunda-Tchokwe, Muene Muatxissengue Watembo, morreu no final da manhã desta quarta-feira, 16, na capital da Lunda-Sul, Saurimo, vítima de doença. A informação foi avançada pelo seu porta-voz, Guilherme Martins.

De acordo com o Jornal de Angola, o médico assistente, Viegas de Almeida, referiu que o Rei, de nome próprio Alberto Dumba, de 83 anos, padeceu de diabetes durante muitos anos, com vários internamentos numa unidade hospitalar militar de Saurimo, onde veio a falecer ontem, por volta das 12 horas.

Natural da comuna de Chiluage, município de Muconda (Lunda-Sul), que dista 200 quilómetros de Saurimo, a autoridade máxima da Cultura Tchokwe desde 2000 deixa viúva e oito filhos. 

A data do funeral será anunciada nas próximas horas pela família.

MINISTRA DA CULTURA

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, apontou nesta quinta-feira, 17, em Luanda, o soberano Lunda-Tchokwe, Mwene Muatxissenge Watembo, como um “acérrimo” defensor de bons costumes e participante activo na luta para o resgate de valores morais e cívicos.

Em nota de condolência pela morte do soberano, Carolina Cerqueira, manifesta consternação pelo infausto acontecimento, adiantando que o país perde uma das suas bibliotecas cujos conselhos e exemplos ficam como legado para as gerações presentes e vindouras.

“Nesta hora de luto e consternação, o Ministério da Cultura inclina-se perante a figura histórica que foi Mwene Muatxissenge Watembo, que seguiu o caminho da unidade nacional e a valorização da cultura angolana”, lê-se na nota a que a o Portal Marimba Selutu teve acesso.

O soberano Lunda-Tchokwe, Mwene Muatxissenge Watembo foi entronizado em 1997, tendo servido, ao longo dos vários anos, a comunidade Lunda-Tchokwe em Angola e além-fronteiras, com senso e soberania na resolução de inúmeros problemas que lhe eram apresentados, não só como família mas também como representante da comunidade.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorCriada plataforma que auxilia DJs a criar e reproduzir músicas
Próximo artigoWaldemar Bastos pronto para internacionalização da Cultura

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui