Defendida maior divulgação da tradição Nganguela

1
173
Tradição dos Nganguela: Foto: DR
- Publicidade -

A necessidade foi apresentada pelo rei do Cuchi, Mwene Mucuva V, na última quinta –feira,13, em Menongue, Cuando Cubango.

De acordo com o Jornal de Angola, o soberado defendeu maior valorização e divulgação da cultura Nganguela, sobretudo às novas gerações.

Mwene Mucuva V, um dos soberanos homenageados com certificado de mérito, pelo contributo na preservação e valorização da cultura local, a 8 deste mês, Dia da Cultura Nacional, considerou necessário uma maior valorização dos hábitos e costumes desse povo.

Para o rei, é igualmente essencial haver maior valorização do Vamba (ritual tradicional masculino), por ser essencial à aprendizagem do respeito pelos pais, tradição, símbolos culturais, autoridades tradicionais, religião e dos hábitos e costumes.

No Cuando Cubango são controlados 12 monumentos históricos, com destaque para o Forte Mwene Vunongue, que serviu de ponto de luta contra o colonialismo português, assim como existem registados 115 agentes culturais, entre músicos, actores e escritores.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorRapper Inokoklasta denuncia acto de racismo contra si
Próximo artigoArtistas lamentam morte do guitarrista Zeca Tirilene

1 COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui